BahiaNeves e Franco assinaram a parceria na feira portuguesa

Durante a BTL 2019 (Bolsa de Turismo de Lisboa), encerrada ontem (17), representantes do governo baiano firmaram acordo com a TAP. A parceria visa à assinatura de um protocolo de intenções com a empresa aérea portuguesa para que ocorra stopovers no estado.

As tratativas foram conduzidas por Fausto Franco, secretário estadual de Turismo da Bahia, que representou o governo no evento. Com o programa de stopover implementado, explica o secretário, será possível fortalecer a atividade turística no destino. A ideia é colocar o plano em operação a partir de julho.

O stopover corresponde a uma escala ou conexão voluntária do turista com mais de 24h – no caso de voos internacionais. Assim, feita antes do destino final, ele não terá elevação em sua tarifa e, por consequência, ajudará na economia daquele local. “O destino Bahia será oferecido de forma atrativa ao viajante europeu”, avalia Franco.

Caso concretizada outra parceria, dessa vez com empresas do trade baiano, passageiros que optarem por escala em Salvador terão descontos especiais. A ideia é ter hotéis, restaurantes, lojas, atrações culturais, transporte terrestre como participantes da iniciativa.

A busca pela melhora na malha aérea vem sendo um claro objetivo do governo baiano, que também atuou de maneira ativa durante a IBT (Internationale Tourismus-Börse), em Berlim. Na ocasião, Setur-BA e a Embratur tiveram representantes negociando voos internacionais com empresa aérea alemã Condor.

Bahia: expansão no Brasil

Para Antonoaldo Neves, presidente da TAP, o stopover será muito importante para reforçar a relação da aérea lusitana com o turismo brasileiro. “Este é um importante evento para Portugal e para sua promoção no Brasil. A TAP sempre teve uma presença marcante no país”, afirma.

Outros destinos brasileiros que assinaram o protocolo de stopover com a companhia aérea foram Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro. A TAP vê Salvador e São Paulo como os dois mercados prioritários para operarem com as novas aeronaves A330-900.

Outras ações

Em outra frente de atuação para aumentar o fluxo turístico no estado, a Setur-BA continua em contato com operadoras para entender as ações necessárias para atrair mais visitantes estrangeiros.

Empresas como Viagens Abreu e Grou Turismo foram consultadas pelo órgão público, que de acordo com o secretário, representam uma área importante do turismo. “O trabalho das operadoras fortalece a imagem da Bahia, amplia os negócios e gera empregos no turismo estadual", finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-BA