Gramado - hotelaria e ações para retomada_internaPraça central de Gramado: cidade se prepara para eventos do 2º semestre

Em volta com mudanças de bandeiras, que limitam o funcionamento de serviços e afastam turistas, Gramado (RS) abre duas frentes para estimular o turismo. Ao mesmo tempo em que tenta aumentar a prevenção do Covid-19, a prefeitura da cidade gaúcha investe em tecnologia para garantir a segurança em um dos segmentos mais importantes para a indústria turística local: eventos.

Antes de chegar às ações implementadas pela prefeitura gaúcha, vamos falar de hotelaria. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Gramado, a ocupação hoteleira local foi de 16% em maio, percentual que subiu a 24% em junho, muito em função do bom movimento no feriadão de Corpus Christi e do dia dos Namorados.

Pelo que foi apurado pelo Hotelier News, os finais de semana têm registrado boa ocupação. “Os dias de semana são mesmo o grande desafio. Estou me sentindo como nos anos 1980, quando tínhamos que correr atrás de agências e operadoras para trazerem grupos para cá”, resumiu um hoteleiro ouvido pela reportagem.

De fato, com malha aérea ainda limitada e o consumidor permanecendo inseguro em assumir riscos de pegar voos mais longos, a demanda regional (e rodoviária) atualmente existente é incapaz de gerar boa ocupação de segunda-feira a quinta-feira. "Vivemos de sextas-feiras e sábados, mas, com esforço, fechamos as contas", disse o mesmo hoteleiro. 

Para completar, esta semana, o prefeito João Alfredo Bertolucci editou decreto estabelecendo ocupação máxima de 40% para toda a hotelaria. A medida, que visa controlar o contágio, surpreendeu o setor, que tem dificuldade de se planejar. Além disso, há decreto estadual autorizando venda de até 75% do inventário para propriedades situadas ao longo de rodovias.

Gramado: estimulo e segurança

Em comunicado divulgado à imprensa, a prefeitura alega que a prevenção do coronavírus é prioridade número um. Desde a reabertura dos serviços na cidade, em maio, barreiras sanitárias nas entradas do município foram criadas. Além disso, foram estabelecidos protocolos rigorosos para parques, restaurantes e hotéis.

Gramado - hotelaria e ações para retomada_Rafael CarnielEx-secretário, Carniel acaba de ser nomeado presidente da Gramadotur 

Em paralelo, como adiantando pelo Hotelier News, Gramado adotou desde o dia 3 de junho um sistema de rastreamento de visitantes. A secretaria também pretende implementar uma tecnologia baseada em IoT (Internet das Coisas) e Bluetooth para evitar aglomerações e melhorar a mobilidade urbana 

A tecnologia será capaz de informar e apresentar sugestões aos usuários, formando uma rota turística inteligente. “O sistema cria locais que se comunicam com seus visitantes em tempo real, o que nos ajudará a traçar o perfil do turista local e aprimorar ainda mais a experiência na cidade”, afirma Rafael Carniel, ex-secretário municipal de Turismo, que acaba de assumir a presidência da Gramadotur. 

Segundo Carniel, o município está investindo em novos formatos e novas tecnologias para garantir a segurança dos eventos no segundo semestre. Os primeiros serão o tradicional Festival de Cinema, em setembro, seguido do Festival de Gastronomia, em outubro. Na sequência, vem o encontro que atrai o maior público para Gramado: o Natal Luz. “O distanciamento do público e a segurança dos artistas serão prioridades”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Cleiton Tiele/Prefeitura de Gramado

(**) Crédito da foto: Edison Vara/Prefeitura de Gramado

(***) Crédito da foto: Arquivo pessoal