Grand Hyatt São Paulo- festival africa do sulO sommelier Eric Welile Botha traz vinhos para harmonizar com a culinária sul-africana

O Grand Hyatt São Paulo recebe entre os dias 30 de maio e 2 de junho o Festival África do Sul. Em parceria com o consulado do país, a South African Tourism e South Africa Airways, o hotel realiza uma série de eventos para difundir a cultura e a gastronomia sul-africana. 

A programação contará com a presença da chef Nompumelelo Mqwebu, que assinará o jantar ao lado do chef Thierry Buffeteau. O sommelier Eric Wellie Botha trará sua experiência com vinhos sul-africanos para harmonizar com os pratos típicos do país. 

O menu terá cinco tempos compostos por: Vieiras de Picinguaba purê de milho jovem com capim santo, ora-pro-nobis; Consomê de faisão com tucupi e folhas de taioba refogadas; Peixe de anzol do dia com amaranto, em infusão de leite de coco com gengibre; Samps com ragu de feijão e tutano, javali, folhas de abóbora, raízes assadas, molho de vinho tinto; Cheesecake de pó de baobá com frutas vermelhas em vinho tinto e Geleia de chá rooibos e espumante com frutas. 

Grand Hyatt São Paulo: sommelier

Nascido e criado na África do Sul, Eric Welile Botha iniciou sua trajetória no mundo dos vinhos na Cidade do Cabo, quando, após não ter conseguido entrar na Marinha de seu país, encontrou trabalho em uma loja de bebidas e naquele local, pôde ter contato com o universo do vinho e seus diferentes rótulos e sabores. Tempos depois, trabalhando em um supermercado, ficou responsável pela área de vinhos e decidiu investir na carreira de sommelier. 

Foi cursar a renomada Cape Wine Academy e, desde então, investiu em sua carreira com cursos internacionais entre os quais os cursos de Sommelier da Borgonha e de Associação Sul-Africana de Sommeliers. É reconhecido com o nível avançado da curadoria Wine & Spirit Education Trust.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grand Hyatt