Horas depois do final de seu expediente, João Paulo de Jesus Campos, estudante do quarto semestre de Tecnologia em Gastronomia do Senac, se viu apertando novamente a gravata preta ao redor do pescoço. Perto da 1h, na madrugada entre sexta-feira e sábado, o taubateano atravessou o campus de hotelaria do centro universitário onde estuda, em Campos do Jordão, para orientar os hóspedes retardatários quanto à portaria certa por onde seguir. Ele é um dos 105 alunos do Senac que, durante o último final de semana, ficaram responsáveis por conduzir a operação do Grande Hotel Senac, aprendendo na prática os entraves e responsabilidades que a administração de um meio de hospedagem exigem.

A promoção automática do estudante, que durante três dias foi gerente de Alimentos e Bebidas, é um dos desdobramentos do projeto Alunos no Comando que tem uma edição anual e a cada nova temporada vai ganhando mais adeptos e contornos mais interessantes. Em 2017, 13 estudantes atuaram em cargos de gerência e outros 92 distribuídos pelos diversos departamentos da unidade.

"Acreditamos que essa é uma iniciativa que ajuda esses jovens no sentido de viver de perto a profissão que escolheram seguir. Nessa experiência eles aprendem a gerenciar conflitos, trabalhar em equipe e desenvolver virtudes inerentes à profissão", resume Camila Moraes, diretora do Centro Universitário de Campos do Jordão.

Realizado pela sexta vez, o Alunos no Comando é uma adaptação de um evento criado pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e que acontece há mais de 80 anos. Trazida ao Brasil pelos professores do Senac, o projeto foi ganhando forma aos poucos e a cada ano cresce em tamanho e qualidade, segundo avaliam os próprios gestores da instituição

"Esse é o tipo de evento que testa as nossas vontades e desafios e se tivesse que dizer alguma coisa aos alunos que participam hoje é: 'os desafios não param; eles só mudam", discursou Dayane Kelly Nazaro Araujo, primeira gerente/aluna do projeto que em 2017 completou seis anos. Num discurso emocionado, Dayane falou aos estudantes, aos funcionários e, sobretudo, aos professores do Senac que ainda permanecem tocando o projeto. "Eles acreditam muito em nós e por isso essa é uma ocasião para aprender e agradecer".

Iniciada na sexta-feira (6), a programação contou com festas musicais, gincanas e atrações voltadas ao lazer, jantares especiais, oficinas e uma palestra reunindo empresários do ramo gastronômico. No painel Negócios e Tendências em Alimentação e Hospedagem, Edrey Momo, proprietário de diversos restaurantes em São Paulo, José Baratino, diretor do Eataly Brasil, e Marcelo Traldi, docente do Senac, revesaram-se contando experiência profissionais e percalços corriqueiros na vida de quem dedica-se ao segmento.

No ato de "devolução do hotel" aos gestores de todo dia, o grupo de alunos resslatou a alegria de fazer parte do projeto e a sensação de dever cumprido alcançada. "Agradecemos aos nossos pais, companheiros e aos professores que são nossa inspiração diária e responsáveis por nossa transformação através da educação", pontuou Isabela Dimes Vicente, que fez as vezes de gerente geral para o evento.

* Foto de capa: Arquivo HN