As enchentes no Rio Grande do Sul ainda reverberam no turismo gaúcho. Enquanto a iniciativa pública, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, busca apoio financeiro do governo federal, após solicitar uma ajuda de R$ 90 milhões ao MTur (Ministério do Turismo), o setor hoteleiro procura suas próprias vias para movimentar a economia local. Em Canela, 12 meios de hospedagens criaram um grupo para incentivar o retorno de turistas.

Na última terça-feira, 9 de julho, foi oficialmente apresentado o grupo Canela Hotéis e Pousadas durante um evento na Pousada Vila 505. O coletivo reúne hotéis e pousadas com sede no destino gaúcho, que juntos representam aproximadamente 1 mil leitos.

O principal objetivo do grupo é implementar ações que fomentem e incentivem o turismo na região, especialmente após os desafios enfrentados devido às chuvas de maio e ao fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. A paralisação do terminal afetou drasticamente a movimentação turística na Serra Gaúcha. Embora os fins de semana de julho tenham trazido algum alívio, há grande preocupação com os meses de agosto, setembro e outubro, que historicamente já possuem baixa demanda.

“Está melhorando, porém o impacto no início foi muito similar ao período da pandemia”, diz Paula Krause, diretora do Grande Hotel Canela. Com a precarização dos acessos ao destino, a cidade entrou apenas em status de emergência, não chegou a caso de calamidade. “Canela levou apenas alguns dias para retomar as atividades, mas teve uma dimensão emocional para transmitir segurança para os clientes diante das notícias de veículos e, por isso, fizemos um plano de comunicação para passar a imagem da Serra Gaúcha”, acrescenta. 

A diretora afirma que alguns hóspedes ainda adiam ou cancelam suas reservas devido à incerteza de acesso, mas assegura que a cidade está completa e apta para amparar e receber os turistas. “Nas duas últimas semanas, vimos a reação dos turistas em relação ao frio a partir do trânsito da cidade. Ainda assim, não se equipara aos meses de julho de outros anos. Mas o ritmo tende a aumentar, como analisamos as reservas até o fim do ano”.

Campanhas e ações

A primeira ação do grupo foi a campanha “Apaixone-se por Canela”, que oferece descontos de 10% a 50% nas tarifas e uma diária gratuita para reservas realizadas entre domingos e quintas-feiras nos hotéis e pousadas participantes. A campanha, iniciada em 12 de junho, estava prevista para terminar em hoje (12), mas muitos estabelecimentos decidiram prorrogá-la devido ao sucesso inicial. As promoções são válidas para reservas feitas diretamente nos sites dos meios de hospedagens.

Para os próximos meses, o grupo planeja lançar novas campanhas, promoções e eventos com o objetivo de atrair turistas, enquanto o Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado. O foco será absorver viajantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Argentina e Uruguai, que podem chegar à Serra Gaúcha de carro. “Recebemos influencers e jornalistas de São Paulo para fomentar o turismo rodoviário e também incentivamos viagens de ônibus para passeios individuais e em grupo, o que torna uma maneira diferente de viajar. As estradas estão todas abertas para a Serra e, por isso, estamos concentrando em resgatar as viagens rodoviárias”.

As opções aéreas de Caxias do Sul, Canoas e Florianópolis são outras possibilidades para que os turistas conheçam Canela e aproveitem o inverno. “As perspectivas de retorno total são para mais breve, então precisamos de paciência e viabilizar outras formas de atrair os turistas”, finaliza Paula.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Canela Hotéis e Pousadas