Michael EllisEllis: seleção reitera potencial gastronômico e Rio e São Paulo

Com novidades, o Guia Michelin anunciou ontem a lista de restaurantes estrelados no Rio de Janeiro e em São Paulo. No total, as duas cidades têm 19 estabelecimentos estrelados, sendo dois novatos. Além disso, dois empreendimentos – um em cada metrópole – ganharam mais uma estrela. A honraria ficou com o Oro, do chef carioca Felipe Bronze, e com o Tuju, liderado pelo paulistano Ivan Ralston, herdeiro da rede Ráscal. 

O anúncio da lista 2018 do Michelin Rio de Janeiro & São Paulo foi feita ontem (7), durante cerimônia no Hotel Unique, em São Paulo. A publicação reúne os restaurantes mais conceituados das duas maiores cidades brasileiras, trazendo ainda a lista de 33 restaurantes Bib Gourmand. Essa seleção, por sua vez, foi criada para destacar estabelecimentos que oferecem boa comida a preços moderados.

Para Michael Ellis, diretor internacional dos guias Michelin, a seleção de 2018 reitera a qualidade gastronômica das duas cidades. “Reforça o potencial das duas cidades de se tornarem destinos gastronômicos internacionais, onde chefs locais e internacionais oferecem oportunidade de experimentar uma experiência culinária única e de alta qualidade, não encontrada em outro lugar",comenta. 

Guia Michelin: novidades

Entre as novidades estreladas estão dois representantes de São Paulo. Localizado no Palácio Tangará, o Tangará Jean-Georges recebeu uma estrela do prestigiado guia. Aberto no ano passado, o estabelecimento é liderado pelo chef francês Jean-Georges Vongerichten. A outra estreia foi do Ryo Gastronomia, do chef Yamashita, que é especializado em Kaiseki (vários pratos japoneses servidos em porções).

Outros restaurantes premiados com uma ou duas estrelas no guia Michelin 2018 são o Olympe (Botafogo/Rio de Janeiro), o Mee (Copacabana/Rio de Janeiro), o D.O.M. (Jardins/São Paulo) e o Maní (Pinheiros/São Paulo), entre outros.

Já na categoria Bib Gourmand, quarto estabelecimentos estrearam este ano. São eles: Fitó (Pinheiros/São Paulo); Petí Panamericana (Consolação/São Paulo); Piccolo (Pinheiros/São Paulo); e Bio (Itaim Bibi/São Paulo).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Guia Michelin