Em 16 de agosto, a Marriott International inaugurou sua propriedade de número 9 mil, com a estreia do The St. Regis Longboat Key Resort, na Flórida. Simultaneamente, a Hilton Worldwide anunciou, na última semana, ter chegado a 8 mil empreendimentos em todo o mundo. A rede, atualmente, se destaca, juntamente com a Hyatt, abrindo unidades mais rapidamente do que os concorrentes.

O Skift decidiu colocar esses marcos no desenvolvimento hoteleiro em perspectiva. Quais têm sido as tendências de crescimento de longo prazo entre as principais redes? Nos últimos cinco anos, a Hilton manteve o ritmo de crescimento mais acelerado em número de propriedades entre seus concorrentes, embora a Accor, menor em tamanho, tenha registrado avanços significativos.

A Hyatt experimentou o maior surto de crescimento entre os grupos hoteleiros de capital aberto, registrando incremento de 25% em aberturas de hotéis no mesmo período, mas isso ocorreu a partir de uma base consideravelmente menor. Em relação ao número de quartos, a Hilton registrou, ao longo de 2024, 1,2 milhão de UHs no portfólio, ficando abaixo da Marriott (1,6 milhão), mas com crescimento mais rápido, enquanto a Hyatt chegou a 325,5 mil.

Contagem de quartos: 2019 a 2024

Contar apenas o número de propriedades não oferece uma visão completa. Também é útil comparar a contagem de quartos. Alguns grupos hoteleiros possuem majoritariamente empreendimentos de serviços seletos, que podem atrair clientes em mais lugares do que hotéis de serviço completo, aumentando assim a contagem geral de UHs.

Em termos de número de acomodações, a Hilton demonstrou forte crescimento no desenvolvimento hoteleiro nos últimos cinco anos em comparação com seus concorrentes. A Hyatt foi a que mais cresceu em número de quartos, mas começou a partir de uma base significativamente menor do que suas rivais.

As classificações mudam ao longo do tempo. Os números de hoje são apenas uma fotografia de um momento. É difícil acreditar que, em 2011, a IHG pudesse se gabar de ser o maior grupo hoteleiro em número de quartos. Desde então, a rede caiu para a terceira posição nas classificações.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton