A Hilton reformulou sua abordagem no segmento corporativo com o objetivo de atrair mais PMEs (pequenas e médias empresas) para o canal direto. Por meio da plataforma Hilton for Business e parceiros estratégicos, como a American Express, a rede quer reduzir a dependência de intermediários e ampliar a recorrência de seus clientes empresariais. As informações são do Skift.
Segundo Frank Passanante, vice-presidente sênior de Vendas Globais da Hilton, centenas de milhares de contas foram cadastradas desde o lançamento do programa, em 2024. Ele destaca que a aliança com a Amex, iniciada em dezembro do mesmo ano, acelerou esse processo.
“Para participar, as PMEs precisam estar inscritas no programa de fidelidade Hilton Honors. Isso favorece a construção de um relacionamento mais direto e contínuo entre eles e nossos hotéis”, explica.
Resultados
A nova estratégia da companhia já apresenta resultados. Atualmente, 85% das reservas corporativas da Hilton são feitas por PMEs, frente aos 76% registrados em 2019. O avanço é atribuído tanto à recuperação mais rápida desse segmento após a pandemia quanto ao trabalho da rede em direcionar seus esforços a esse perfil de cliente.
Mais recentemente, no recorte geral do segundo trimestre de 2025, a Hilton registrou lucro de US$ 442 milhões.
Tecnologia na conta
Além da plataforma dedicada, a Hilton também investindo em soluções digitais para facilitar o gerenciamento das viagens. Entre elas, estão ferramentas de mensagens e integração com cartões de crédito virtuais. A ideia da companhia é tornar a experiência mais fluida, recompensar a fidelidade e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto das comissões pagas a terceiros.
Internamente, a rede hoteleira mais valiosa do mundo também impulsiona práticas como precificação dinâmica e aposta em novos modelos de distribuição. No entanto, o caminho ainda conta com barreiras relacionadas à padronização tecnológica e adesão mais ampla por parte da indústria.
(*) Crédito da foto: Freepik

















