Após um ano recorde de crescimento, a Hilton reafirmou seus planos para a América Latina e Caribe, uma reunião de Chris Nassetta, presidente e CEO da rede, com proprietários e parceiros. No ano passado, a gigante estadunidense abriu quase 20 hotéis na região e encerrou o ano com 4 mil quartos adicionados ao mercado portfólio, número superior a qualquer outro da história da companhia. A previsão é de que o impulso positivo se mantenha e o número de empreendimentos chegue a 300 nos próximos anos, à medida que a estratégia de crescimento seja complementada.

“Sempre adorei visitar nossas equipes no Caribe e na América Latina, e a transformação da Hilton em toda a região é um exemplo impressionante do poder da nossa hospitalidade. Na última década, nós triplicamos nossa presença, com um total de 225 hotéis no nosso portfólio”, diz Nassetta. “Agora, com mais de metade de nosso pipeline na região em fase de construção, estamos bem encaminhados para abrir nosso 300º hotel dentro de apenas alguns anos. Essa expansão é resultado da extraordinária e bem-sucedida estratégia de crescimento da nossa equipe e de seu conhecimento profundo do mercado, da visão e confiança de nossos parceiros que tanto apreciamos e da dedicação dos membros da nossa equipe em criar estadias inesquecíveis para todos os nossos hóspedes”, completa o executivo.

A Hilton comemorou seu crescimento na região adicionando nove novos países e territórios, e lançando sete marcas. A empresa possui um pipeline de mais de 100 hotéis e pretende entrar em sete novos países e territórios nos próximos anos, com Paraguai e Bermudas confirmados ainda para 2024. A rede também está otimista em introduzir duas marcas novas: Spark by Hilton, que chegou ao mercado visando redefinir o segmento econômico com uma oferta de produto premium, e a Home2 Suites by Hilton, conceito de hotel com estada estendida.

Apostando no crescimento

A Hilton iniciou sua expansão na Argentina há mais de 20 anos, com a abertura do Hilton Buenos Aires, em Puerto Madero. Atualmente, a empresa recebe viajantes em 10 hotéis e planeja dobrar essa presença nos próximos anos. No Peru, a equipe visitou o DoubleTree Lima San Isidro, inaugurado em janeiro de 2024, e o Garden Inn Lima Miraflores. A rede continua a crescer no país, com 11 hotéis operacionais e mais sete em fase de inauguração.

Na Colômbia, os executivos se encontraram com grupos de proprietários no Hilton Bogota Corferias para discutir o futuro do turismo. A Colômbia é um dos maiores mercados da empresa na região, com 23 hotéis em operação e mais projetos em andamento, incluindo o primeiro hotel Tru by Hilton do país, que deve abrir em Cali até o final do ano.

Novos projetos e expansão

A visita culminou no Waldorf Astoria Costa Rica Punta Cacique, um futuro marco de luxo que combina o estilo “Pura Vida” da Costa Rica com a sofisticação do Waldorf Astoria. A Hilton continua a expandir no país, com 10 hotéis em operação, incluindo o recém-inaugurado Garden Inn San Jose Airport e o Heredia Stadium Hotel, da Tapestry Collection, marcando a estreia da marca no país.

No México, maior mercado da empresa, com mais de 90 hotéis em operação, o portfólio continuará crescendo, com mais de 30 empreendimentos em desenvolvimento. Na República Dominicana, a rede tem seis hotéis em operação e mais de 10 em desenvolvimento, visando quase triplicar sua presença no país com inaugurações importantes, como o Zemi Miches All-inclusive Resort, Curio Collection, previsto para o fim de 2024.

Prioridades no Brasil

O Brasil continua sendo uma prioridade para a Hilton. Nos próximos três anos, a empresa pretende introduzir as marcas Homewood Suites e Motto, além de inaugurar as primeiras residências da rede, com a abertura do Qoya Residences Curitiba, Curio Collection.

Nos últimos cinco anos, as propriedades da Hilton adicionaram mais de 8,5 mil empregos locais na região do Caribe e América Latina. A empresa estima que sua força de trabalho na região crescerá aproximadamente 30% nos próximos anos, à medida que novos empreendimentos abram suas portas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton