HITS Experience - Promo

Na manhã de hoje (18), no Expo Center Norte, em São Paulo, foi realizado o HITS Experience, evento promovido pela APP Sistemas para reunir clientes e parceiros com o objetivo de debater tecnologia e inovação no setor hoteleiro. O encontro foi aberto por Cláudio Azevedo, CEO da empresa, que reforçou o papel da solução HITS no mercado.

“O HITS, hoje, é uma de nossas soluções mais importantes, pois temos notado que ela tem feito com que as operações hoteleiras sejam cada vez mais fluidas”, destacou o executivo. O primeiro painel, intitulado RM Marketing: desafios e estratégias para aumento de receita, contou com as presenças de Danilo Carvalho, CEO da Reprotel Marketing Hoteleiro; Litielli Penning, analista de Performance da HSystem; Vanessa Vilela, diretora da Sistema IO; Valéria Fenato, cofundadora da RMView; e mediação de Gerson Pedrinho, CTO da APP Sistemas.

Iniciando o bate-papo, Valéria pontuou que hotéis que fazem RM se antecipam a cenários. “Empreendimentos que trabalham o gerenciamento de receitas conseguem prever cenários e tomar decisões para lidar com eles”, destacou. Complementando o raciocínio, Vanessa ressaltou que o estoque dos hotéis é “perecível”. “Assim, se não estivermos um passo à frente, usando a tecnologia para tomar decisões assertivas, acabamos perdendo boas oportunidades de elevar a receita”, analisou.

HITS Experience - Danilo_Carvalho

“Dados são fundamentais para a estratégia”, disse Carvalho

Carvalho, por sua vez, reforçou que um dos maiores desafios do mercado, atualmente, é criar uma cultura de dados. “Inteligência Artificial não existe sem dados e, por isso, é importante investir cada vez mais na criação dessa cultura, para que consigamos refinar as estratégias”, explicou.

“O RM enriquece nossa base de conhecimento para que possamos criar campanhas específicas. E isso é crucial para o desempenho dos hotéis”, continuou o executivo.

No primeiro painel do HITS Experience, Litielli mencionou que o planejamento de RM é feito a longo prazo. “A IA pode ajudar nisso, atuando nesse gerenciamento de receitas e otimizando processos do dia a dia, elevando a experiência do hóspede”, afirmou.

Valéria, por fim, acrescentou que a IA é um modelo muito bem treinado, com dados detalhados e alta capacidade de processamento. “Para que o RM seja bem automatizado, é fundamental que os dados estejam precisos e consistentes, com boa segmentação”, finalizou.

Gestão hoteleira e vendas

O segundo painel da programação do HITS Experience abordou gestão hoteleira e vendas e contou com as presenças André Carvalho, CEO da Easy Hotéis; Carla Floret, sócia-proprietária da HoGrow; Elias Júnior, diretor Comercial da Unity Hotelaria; Marco Buonomo, CEO da Brazil Sales; e mediação de Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas.

No começo do bate-papo, Buonomo destacou que o que complementa toda a parte de RM nos hotéis é o time comercial. “Hoje, as plataformas colocam os empreendimentos nas principais prateleiras do mercado. Mas não basta só colocarmos o preço e esperar o cliente bater à porta”, afirmou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Carvalho acrescentou que, na hotelaria, é difícil atender bem sem conhecer as necessidades do cliente. “Investir em um sistema com dados consistentes é assertivos é crucial para desenhar boas estratégias”, reforçou o CEO da Easy Hotéis.

HITS Experience - Painel_Gestão

Painel debateu desafios e estratégias de gestão

Já Júnior, em sua fala no painel do HITS Experience, trouxe para a discussão o papel do marketing na hotelaria. “É preciso, primeiramente, entender onde o hotel quer chegar, como ele está posicionado, como ele se comunica com o mercado, se há descompasso entre oferta e demanda, entre outros pontos, que só podem ser avaliados com uma estratégia aprofundada”, afirmou.

Carla, em sua participação no evento, Carla disse que, hoje, os recursos tecnológicos têm contribuído para avaliar a eficácia das ações adotadas pelos hotéis. “É um momento de realinhar as rotas, repensar as estratégias e tomar decisões. E a tecnologia contribui significativamente com isso”, endossou.

“Temos falado cada vez mais de IA, de tecnologia, mas o toque humano ainda é o principal diferencial. Os recursos tecnológicos vêm para nos ajudar, otimizando tarefas e aumentando a eficácia. Dessa forma, reduz-se custos enquanto a satisfação com o hotel cresce”, comentou Júnior, fechando o segundo painel do HITS Experience.

Evoluções no HITS

Dando continuidade à programação, Carlos Rodrigo Sartorelli, diretor de Operações da APP Sistemas, falou sobre as evoluções da solução HITS e o que está por vir neste ecossistema no final de 2024 e começo de 2025.

“Com o HITS, conseguimos conectar tecnologia e pessoas na dose certa, sempre mantendo o equilíbrio entre o que é um contato humano e o que é uma abordagem automatizada. Por isso, desenvolvemos diversas estratégias de capacitação para nossos colaboradores, visando atingir a excelência de serviços. Uma dessas iniciativas é a plataforma EAD APP Ensina, com diversos cursos para os funcionários”, destacou.

“Além disso, temos a comunidade do HITS, na qual são postadas e comunicadas todas as inovações e atualizações que são feitas no ecossistema, mantendo os hoteleiros sempre atualizados”, explicou.

HITS Experience - Sartorelli

Executivo detalhou inovações no HITS

A solução da APP Sistemas também é apoiada no pilar de experiência no produto. “Não se trata apenas do cliente fazer a compra, mas sim de ser encantado a cada novo check-in que faz na nossa plataforma, que precisa ser uma fonte de encantamento para o nosso usuário. Usuários felizes geram mais resultados”, complementou o executivo.

Sartorelli reforçou que o processo de evolução do produto vem da análise qualitativa de uma pesquisa realizada com os usuários da plataforma. “É com essas informações que retroalimentamos todo o nosso processo de inovação”, disse.

Entre os benefícios do HITS, segundo o executivo, estão a otimização do fluxo de reservas. “Isso facilita muito o trabalho. Com essa otimização, o hoteleiro poderá dedicar o tempo a outras atividades igualmente importantes”, destacou Sartorelli, acrescentando que os próximos passos são potencializar o HITS com dados de RMS.

“Entre estes dados, estão histórico de tarifas e precificação atual e estatísticas por tipo de apartamento. Na sequência, teremos organização das rotinas de grupos de hospedagem, com alterações em lote, criação de extratos de contas abertos em grupo, check-in e check-out em lote, entre outras vantagens”, concluiu.

Potencializando as vendas

Finalizando a programação do HITS Experience, Marco Jorge, sênior account manager do Expedia Group para a América Latina, falou sobre estratégias para elevar as vendas dos hotéis. “Estamos sempre em busca de saber o que o viajante quer. Um dos pontos que observamos é que, atualmente, está acontecendo uma tendência chamada set-jetting, na qual viajantes estão recorrendo à televisão e telas de cinema para buscar inspiração para viagens, mais do que TikTok e podcasts”, explicou o executivo.

“Assim, o Expedia firmou uma parceria com a Netflix recentemente, para trabalhar ainda mais esta tendência. Também temos notado forte crescimento do turismo de entretenimento, principalmente para shows, e o Brasil é um forte mercado nisso. Dois bons exemplos foram os shows de Madonna e Taylor Swift no Brasil. Este tipo de turismo está muito em voga atualmente”, reforçou.

HITS Experience - Expedia

Jorge falou sobre inovações para elevar experiência

O executivo ressaltou que, hoje, os clientes do Expedia contam com um assistente virtual para auxiliar em dúvidas sobre viagens. “Nossa pesquisa apontou que 50% dos viajantes estão interessados em usar a IA (Inteligência Artificial) generativa para planejar a próxima viagem”, afirmou.

“Outros 40% afirmaram ter grande probabilidade de usar o recurso para ajudá-los a encontrar um hotel ou aluguel por temporada”, destacou Jorge durante sua participação no HITS Experience.

Durante a explanação, o executivo reforçou que a empresa tem estudado cada vez mais profundamente o comportamento do viajante, para tomadas de decisão mais assertivas e que consequentemente atraiam mais demanda. “Uma dica valiosa para os hoteleiros: fotografe a experiência dos seus clientes, entenda o que influenciou a decisão da reserva pelo seu empreendimento, reforce o que for positivo e corrija eventuais falhas”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News