Promover a segurança e o acolhimento às mulheres vítimas de abuso e violência é um dos compromissos da Accor com a sociedade. Não é de hoje que a rede francesa firma parcerias e integra projetos de apoio à causa, sendo parte de coalizões e iniciativas ao lado de ONGs e instituições.

Em parceria com a Fondation des femmes — fundação líder na França na proteção dos direitos das mulheres e combate à violência — a Accor anunciou o lançamento de uma plataforma direcionada, que visa proporcionar alojamento e segurança às vítimas.

O chamado abrigo de emergência atende mulheres e crianças em situação de risco. Financiada pela Accor, a plataforma ajuda a garantir que o alojamento seja fornecido de forma rápida e segura. A iniciativa está alinhada com as necessidades da Fondation des Femmes e das organizações sem fins lucrativos que apoia, incluindo a Fédération Nationale Solidarité Femmes (Federação Nacional Francesa para a Solidariedade das Mulheres).

Segundo divulgado no site da rede, quatro em cada 10 mulheres vítimas de abuso que solicitam abrigo têm que ser recusadas pela capacidade de atendimento. Por meio da plataforma, a Accor se compromete em fornecer um quarto de hotel para as mesmas. A qualidade das acomodações oferecidas, mesmo que por um breve período, é um fator-chave na saída da violência e na reconstrução de suas vidas.

Desde março de 2022, 148 mulheres e crianças já se beneficiaram do programa, que está sendo implementado em toda a França. O projeto também vem sendo financiado pela Fondation BNP Paribas e Alternative Patrimoine.

Iniciativas da rede

Batizada de Emergency Shelter, a plataforma faz parte de uma série de iniciativas da Accor durante a pandemia, que dava acesso a hospedagem a preço de custo. Durante os períodos de confinamento, o abuso e a violência doméstica aumentaram significativamente e a escassez de acomodações de emergência se intensificou.

“Garantir que as mulheres que saem de uma situação abusiva recebam imediatamente uma acomodação segura e decente é fundamental para ajudá-las a olhar para um futuro melhor a longo prazo. Este projeto ajuda a intensificar nossa resposta coletiva contra o flagelo da violência contra as mulheres”, afirma Anne-Cécile Mailfert, presidente da Fondation des Femmes.

“Há muitos anos a Accor está comprometida com o combate à discriminação e violência contra as mulheres, e o lançamento desta plataforma é motivo de grande orgulho para nós. Acolher e cuidar dos outros está no cerne do que fazemos. Trabalhar ao lado da Fondation des Femmes para implementar esse esquema, oferecendo abrigo a mulheres e crianças que sofreram violência e permitindo que elas reconstruam suas vidas com dignidade foi um desenvolvimento natural para nós”, pontua Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor.

“Estamos satisfeitos com o lançamento da plataforma dedicada “Abrigo de Emergência”. Para mulheres e crianças que sofreram violência doméstica, ter acesso a alojamento é um passo importante para garantir a sua segurança. Esta plataforma significará, portanto, que nossos hotéis podem oferecer acomodações de emergência com mais rapidez e segurança, para garantir que ninguém fique sozinho sem apoio”, finaliza Brune Poirson, diretor de Sustentabilidade da Accor.

(*) Crédito da foto: iStock