Os hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, do Grupo Habitasul, localizados em Jurerê Internacional (SC), estão intensificando suas ações em prol da sustentabilidade. Ambos os empreendimentos expandiram suas iniciativas para diminuir o impacto ambiental por meio da gestão de resíduos sólidos, ações educacionais na comunidade, treinamentos internos e saneamento, corroborando com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que vem sendo adotada globalmente por todo o setor.

Entre os avanços, destaca-se a reciclagem de 70% dos resíduos sólidos, com a meta de alcançar a Certificação Lixo Zero até o próximo ano. Atualmente, os resíduos orgânicos são compostados e o adubo resultante é utilizado na jardinagem dos hotéis, praças e jardins da cidade. Os materiais recicláveis são destinados a uma cooperativa que beneficia 60 famílias.

O óleo de cozinha utilizado é enviado ao Projeto Re-óleo, que coleta e recicla o produto em centenas de estabelecimentos na capital catarinense. Com mais de 25 anos de atuação, o programa de sustentabilidade já rendeu a Florianópolis o prêmio Guinness World Records em 2012 e 2015, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Em dezembro de 2023, os hotéis assinaram o Termo de Compromisso da Certificação Lixo Zero, visando atingir até 2025 a meta de reciclar e compostar 90% dos resíduos sólidos, desviando o máximo possível do aterro sanitário. “Isso já contribui para a redução da degradação ambiental e para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Salete Pereira, coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul.

Outras iniciativas

Uma das prioridades é eliminar o uso de plástico até 2027. Nos hotéis, garrafas e copos de água foram substituídos por latas de alumínio, que têm maior potencial de reciclagem. Na área de gastronomia, foram introduzidas embalagens compostáveis, abolindo-se embalagens individuais de manteiga, iogurte, sal e açúcar. Todos esses itens agora são oferecidos em recipientes maiores para que os hóspedes se sirvam. Os hotéis também estão testando copos compostáveis de papel e produzidos a partir de mandioca.

Os cuidados com os resíduos estendem-se à praia, onde ao longo do ano ocorrem várias edições do projeto “Dazum Banho”. Este projeto reúne voluntários dos hotéis e da comunidade para limpar a orla e realizar ações de educação ambiental.

Na área de energia, o Jurerê Beach Village opera com 50% de energia solar, com a meta de atingir 100% até o final deste ano. No saneamento, ambos os hotéis estão conectados ao Sistema de Água e Esgoto gerido pela própria Habitasul, que possui certificações ISO 9001 e 14001.

Salete ressalta que a sustentabilidade, além de ser um compromisso inerente aos valores da Habitasul, tornou-se uma exigência de mercado. “Uma empresa não pode existir apenas para dar lucro. Se pensar assim, não terá perenidade. As pessoas querem saber quanto valor está sendo devolvido à sociedade através de ações de impacto positivo. É necessário ter boas práticas nesta área para ser reconhecida e admirada”, destaca.

Um dos maiores desafios dos hotéis é conscientizar os hóspedes sobre a correta destinação dos resíduos. Para isso, ambos os estabelecimentos estão reforçando a sinalização educativa dentro e fora dos quartos.

Os funcionários, incluindo temporários e terceirizados, também recebem constante conscientização. “É onde concentramos nossos maiores esforços. Em 2023, por exemplo, foram 50 horas de treinamento. É um trabalho contínuo e permanente dentro da empresa”, garante Salete.

Responsabilidade social

O compromisso dos hotéis com a sustentabilidade inclui iniciativas de responsabilidade social, como a reciclagem de esponjas (cerca de 1,5 mil unidades por mês) e doação de lacres de alumínio e tampas de garrafas plásticas para entidades filantrópicas. Além disso, as propriedades realizam ações de educação ambiental em creches locais e irão expandir o projeto para o ensino fundamental este ano.

Ambos os empreendimentos são signatários dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A missão é alinhar cada vez mais os negócios com esses conceitos, promovendo uma convivência harmoniosa entre a preservação ambiental e a operação hoteleira.

Salete enfatiza que essas não são ações isoladas, pois há toda uma estrutura de governança por trás. A Habitasul possui um comitê executivo formado por diretores e gerentes, além de uma política de sustentabilidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Habitasul