Com o objetivo de estreitar relações e de fidelizar os clientes, algumas redes hoteleiras oferecem descontos de até 56% para o hóspede que apresentar o comprovante de alguma competição que irá participar durante o fim de semana da estada.

Segundo Rachel Bigi, gerente de Vendas do Comfort Nova Paulista, em São Paulo, pertencente ao portfólio da Atlantica Hotels, a rede passou a oferecer descontos nas diárias para atletas após notar que havia uma grande demanda de reservas por parte dos esportistas que participam de algum campeonato.

Embora não tenha gerado impacto no faturamento do hotel, o benefício aos esportistas tem o intuito de estreitar o relacionamento com os clientes, como conta a profissional. “Atendemos diversos públicos com necessidades distintas. Acreditamos que essa iniciativa seja um diferencial”, diz Rachel.

A chamada “tarifa esportiva”, é aplicada em hotéis de todo o País aos finais de semana, exceto em unidades do Rio de Janeiro. Em uma simulação de hospedagem, realizada pelo MTur (Ministério do Turismo), foi comparado que uma diária para duas pessoas em um hotel localizado na Zona Norte de São Paulo pode cair de R$ 409, para R$ 179, uma economia de 56%. O benefício inclui ainda café da manhã ideal para a dieta dos atletas.

Estudos do MTur também apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades como o estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, a diminuição dos efeitos da sazonalidade em algumas localidades turísticas e a comercialização de produtos e serviços agregados entre outros.

Serviço
turismo.gov.br/turismo/home.html