Está decidido: o Carnaval do Rio de Janeiro deste ano foi cancelado. O anúncio foi feito ontem (20) pelo prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais. Mesmo sabendo dos impactos negativos da suspensão do evento para o setor hoteleiro, Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio (Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem) declarou como adequada a decisão.

“O cancelamento do Carnaval em julho gera um prejuízo enorme para a economia da cidade, vários setores são envolvidos com isso. Porém, para realizar um Carnaval fora de época, é necessário um planejamento prévio com outros estados para que façam a mesma coisa, de forma que a gente tenha trânsito de turistas, senão não faz sentido, fazer uma festa da gente para nós mesmos?”, comentou o empresário.

Para Lopes, é necessário combinar com os principais estados emissores de turistas, para que haja um fluxo de turistas na cidade, além de dar tempo hábil para que os profissionais da indústria do Carnaval possam organizar desfiles, fantasias e carros alegóricos no nível de excelência que o Rio de Janeiro é conhecido por entregar.

“Não faz sentido, seria reduzir a qualidade do Carnaval do Rio, que para mim é o melhor do mundo. Embora reconheça que é um prejuízo, entendemos que é melhor realizar um evento organizado e de forma segura do que se meter em estripulias em um período já tão problemático e indeciso de nossa economia e da vida em todo o mundo”, declarou o presidente da entidade.

Hotéis Rio: as mudanças

Com a explosão da pandemia em 2020, o ex-prefeito Marcelo Crivella já havia adiado o Carnaval de fevereiro para julho de 2021. Pelo calendário tradicional, o feriado aconteceria entre os dias 13 e 16 do mês que vem. Agora, a atual gestão liderada por Paes optou pela suspensão das comemorações deste ano.

“Parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o Carnaval em julho. O evento exige uma grande preparação dos órgãos públicos e das escolas de samba”, disse Paes no Twitter. Em sua fala, o prefeito ainda ressalta que, com todos devidamente vacinados, as celebrações voltarão a acontecer normalmente em 2022.

A Hotéis Rio e outras associações do trade turístico se reuniram recentemente com o prefeito para debater os pleitos e gargalos do turismo, além de traçar um plano estratégico para o setor a curto e longo prazo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Rio