hotel toriba- festivalSerão 12 apresentações do festival no hotel

A 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão começou no último sábado (29) e acontece até o dia 28 de julho. Uma das novidades deste ano é a inclusão do Hotel Toriba entre os locais das apresentações – o que representa um reconhecimento de sua programação musical. 

Segundo a história oficial, o Festival de Inverno de Campos do Jordão começou em Julho de 1970, com concertos realizados no Palácio Boa Vista – o primeiro deles teve como atração a lendária pianista brasileira Magda Tagliaferro. O evento foi criado nos moldes do Festival Mozart, que acontece anualmente em Salsburgo, Áustria. A partir de 1973, quando Eleazar de Carvalho assumiu a direção, passou a ser adotado como modelo o norte-americano Festival de Tanglewood, com a concessão de bolsas de estudos para jovens músicos e a realização de atividades pedagógicas.
 
O que a história não conta é que na segunda metade dos anos 1970 a música clássica já se fazia presente na vida cultural de Campos do Jordão – e, mais especificamente, no Toriba. João Carlos Martins, hoje maestro, à época pianista de grande projeção na cena internacional, em 1967 foi nomeado pelo governador Abreu Sodré para presidir a Comissão de Música do recém-criado Conselho Estadual de Cultura. E foi João Carlos Martins, juntamente com Diogo Pacheco, quem teve a ideia de fazer em Campos do Jordão um festival de música no inverno. O local escolhido foi o Toriba, um dos hotéis mais tradicionais da cidade.

Em 1967 e em 1968 foram realizados no Toriba dois “festivais”, cada um com cinco concertos ao longo de julho – o primeiro, um recital da pianista brasileira Beatriz Roman. Martins conta que todas as apresentações foram muito concorridas, atraindo público além do que o hotel comportava.
 
O grande sucesso e o amplo interesse despertado pela iniciativa contribuíram decisivamente para que o governo do estado, através do secretário Luís Arrobas Martins, desse início à organização dos “Concertos de Inverno de Campos do Jordão”, realizados a partir de 1970. O nome definitivo, Festival de Inverno de Campos do Jordão, só foi adotado no ano seguinte, em 1971, quando da segunda edição do evento.
 
Os “festivais” realizados no hotel em 1967 e 1968 estão, portanto, na gênese do maior festival de música clássica da América Latina.Seguindo essa vocação, desde 2014 o Toriba promove programação musical, predominantemente clássica, com recitais de música lírica e de música instrumental. Com direção artística do pianista Antonio Luiz Barker, são realizadas a cada ano cerca de 150 apresentações na Sala da Lareira do hotel e ainda, parte delas, no Auditório Claudio Santoro

Hotel Toriba: concertos

Na 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão serão doze os concertos Toriba Musical na programação – oito acontecem na Sala da Lareira do hotel, e quatro ao ar livre, ao pôr do sol, nos jardins do Museu Felícia Leirner. 

Em seu espetáculo "Amor e Humor através dos Tempos" o eclético pianista, cantor e compositor mescla diversas conhecidas canções de todos os tempos, ora em interpretações originais ora em versões paródicas. O espetáculo vai do drama à comédia, sempre de maneira descontraída.

As duas primeiras apresentações Toriba Musical no festival têm como atração Claudio Goldman.Entre as músicas apresentadas em versões originais estão "Insensatez", de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, e "Melodia sentimental", de Heitor Villa-Lobos e Dora Vasconcelos, uma das canções da suíte "A floresta do Amazonas".

 Já as paródias escritas pelo músico estão "O cozinheiro de Salvador" (versão para "Largo al factotum", ária de O barbeiro de Sevilha, de Rossini), "Pô, Elise!" (versão para "Für Elise", de Beethoven), "Elas são rápidas" (versão para "La donna è mobile", ária de Rigoletto, de Verdi) e "Mozart no Tom" (versão para o primeiro movimento da "Sinfonia Nº 40").

Os dois espetáculos acontecem no sábado (6). O primeiro, às 16h30, nos jardins do Museu Felícia Leirner, abrindo a série Toriba Musical ao Pôr do Sol – evento ao ar livre, gratuito. O segundo, às 19h na Sala da Lareira do hotel.

Confira a programação completa no link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Toriba