Acabou agora há pouco, no Deville Prime Cuiabá, na capital mato-grossense, a primeira edição do Hotel Trends on the Road. Roadshow nacional organizado pelo Hotelier News em parceria com 10 marcas de tecnologia, o evento reuniu cerca de 50 hoteleiros para um dia de conhecimento, relacionamento e negócios. Em agosto, o encontro volta à estrada, desta vez no Nordeste, visitando Fortaleza e Natal.

Em Cuiabá, APP Sistemas, Asksuite, B2B Reservas, Climber, Equipotel, Lighthouse, TravelCash, Vingcard, ASSA ABLOY  e WebSpot foram as empresas presentes. Durante a manhã, elas levaram ao público presente um conteúdo estratégico sobre temas como venda direta, jornada do cliente, importância dos dados, RM (Revenue Management) e up selling, entre outros. Já na parte da tarde, a programação foi voltada para relacionamento, com a realização de uma rodada de negócios.

“Não escolhemos essas marcas à toa. São empresas que podem tornar os hotéis mais eficientes em diferentes frentes do negócio”, afirma Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News. “Em um ano de volta à normalidade, com margens de crescimento mais baixas do que nos anos anteriores, a busca pela eficiência é uma missão para todo hoteleiro. Esperamos que o público saia daqui com um mantra que sempre defendo na cabeça: tecnologia é investimento, não é custo”, completa.

“Gostamos do resultado, da qualidade do público presente. Embora já tenhamos uma base de 40 hotéis clientes no estado, conhecemos outros hoteleiros que pudemos conhecer e nos relacionar para vender mais à frente”, destaca Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas.

Retorno positivo

Membro da diretoria da ABIH-MT (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso), que foi parceria do evento em Cuiabá, Jack Abudi fez uma avaliação positiva do evento. “Acho que, em uma passado recente, não tivemos um evento desse porte por aqui. A dinâmica das apresentações, cada um com um tempo curto e tocando em assuntos estratégicos, foram muito bacanas. Depois, a rodada de negócios permitiu aos associados aprofundar o relacionamento e conhecer mais da tecnologia de cada empresa participante”, afirmou.

Hotel Trends on the Road - Interna

Evento reuniu trade de Cuiabá para debater insights

Cristiane Gomes é proprietária do Apoema Hotel, empreendimento aberto há sete anos na capital mato-grossense. Segundo ela, o encontro a ajudou a projetar os próximos passos do empreendimento. “É preciso se manter atualizado, o setor muda rápido. Então, ter vindo conhecer essas empresas foi importante”, comentou a empresária, que já havia conversado com algumas das plataformas presentes no passado. “Foi legal, pois a Asksuite já havia entrado em contato conosco, mas nunca havíamos avançado com eles. Agora, após a apresentação no evento, pude entender melhor sua valia para o meu hotel”, disse.

Proprietário do Executive Hotel, em Lucas do Rio Verde, Luciano Lobo tem uma demanda totalmente corporativa. “A cidade é uma das principais produtoras de soja e de milho do Brasil e do mundo, e toda minha demanda vem de negócios gerados a partir do agronegócio. Por isso, tenho uma ociosidade grande nos finais de semana”, comentou. “Este ano, o movimento está abaixo do ano passado, sobretudo porque houve uma quebra na safra da soja e do milho. Está uns 40% abaixo”.

“Saio do Hotel Trends on the Road com muito mais conhecimento para aplicar e melhorar o meu hotel. Foi um conteúdo útil, que me despertou várias ideias para modernizar o hotel”, conta Lobo, que conversou bastante com a representante da B2B Reservas. “Mais ainda, pude ver novas possibilidades de investimento em tecnologia para o futuro crescimento da propriedade”, finalizou.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News