Localizado em Itatiba (SP), o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina, agora faz parte do portfólio da Hotelaria Brasil. Fundado em 1872 por Dona Carolina e o marido José Alves Cardoso, o empreendimento faz parte do cenário da antiga Fazenda Jaboticabal, conhecida por sua produção de café.

“Nosso objetivo sempre foi criar um espaço onde os hóspedes possam se desconectar da correria do dia a dia e se reconectar com a natureza, com o bem-estar e, acima de tudo, consigo mesmos”, diz Philippe Patay, diretor de Operações da Hotelaria Brasil, sobre os objetivos da empresa com a administração do empreendimento.

“Oferecemos uma experiência diferenciada que combina luxo, sustentabilidade e hospitalidade de excelência. Queremos que cada hóspede leve consigo não apenas lembranças, mas sensações de renovação e plenitude”, complementa o executivo da operadora.

Expansão do portfólio

Em conversa com a reportagem do Hotelier News, Patay diz que ter um empreendimento do porte do Dona Carolina no portfólio é um momento bastante importante para a Hotelaria Brasil. “Já vínhamos ‘namorando’ o hotel há cerca de cinco anos, fazendo diversos estudos e análises com o proprietário da época, para uma eventual parceria de administração, maximização de resultados e reposicionamento do produto. Para nós, é um marco significativo, por conta do ativo, que tem um grande significado no mercado, além de seu potencial de eventos na região de Itatiba”, explica.

Philippe Patay - Três_Perguntas

Patay fala sobre planos para o hotel

“O hotel já é muito bem posicionado nos mercados de lazer e eventos, com uma clientela consolidada, além de ser muito bem avaliados em diversos canais. Temos uma expectativa de fazer algumas adequações com relação à parte administrativa, custos e geração de receitas. Mas na questão de serviços e experiência ao cliente, já é algo consolidado, e queremos aprimorar isso, elevando ainda mais a qualidade do empreendimento”, acrescenta.

Patay acrescenta que uma das metas da Hotelaria Brasil é manter a excelência na prestação de contas com investidores do hotel. “Era uma administração familiar, muito bem feita, por sinal, e isso é um mérito do trabalho feito por essa operação. E agora, nossa meta é deixar esse trabalho ainda melhor, com gestão de custos, apuração dos números, de entender como iremos usar nossa expertise de distribuição nos principais canais de vendas. Os eventos sociais e corporativos também serão uma de nossas prioridades para maximizar as receitas neste segmento”, ressalta.

O executivo endossa que o objetivo é compartilhar conhecimento com os proprietários do hotel para conduzir a administração da melhor forma possível. “A ideia é fazer algo diferenciado, com ainda mais qualidade, para poder oferecer aos nossos hóspedes uma experiência ímpar, nessa mistura entre hotel histórico, fazenda e atividades de lazer e eventos”, concluiu Patay.

O hotel

Situado em uma fazenda colonial de 100 hectares, o Dona Carolina tem como propósito integrar natureza e história. Com acomodações em harmonia com o meio ambiente, a propriedade oferece uma série de atividades ao ar livre, além de uma gastronomia que valoriza sabores regionais, flertando com um toque contemporâneo.

Entre as atividades oferecidas pelo empreendimento, estão o Tour do Café, que explora todo o processo de produção, da plantação à xícara. Além disso, o Tour da Cachaça leva o hóspede da plantação à degustação de cachaça artesanal. Por fim, o Tour Histórico é conduzido por guias que contam sobre o passado da fazenda.

Outras atividades incluem passeios de trator, cavalo e charrete. Para os aventureiros, o novo hotel a fazer parte do portfólio da Hotelaria Brasil oferece arco e flecha, slackline, pescaria esportiva, trilhas ecológicas, tirolesa, arvorismo e parede de escalada.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotelaria Brasil