Coronavírus - sheraton sao paulo_fernando guinatoGuinato: ocorrências aumentaram nesta semana, com mais adiamentos

Na esteira do aumento de casos de coronavírus no país e nas limitações de voo no mundo todo, vários eventos estão sendo cancelados em São Paulo. De grandes feiras e conferências a eventos corporativos de menor porte, players do setor contabilizam perdas. Em paralelo, há também muitos pedidos de adiamento dos encontros. No caso de hotéis com centro de convenções, há também impacto na hospedagem, apurou o Hotelier News.

A reportagem ouviu fontes do segmento de eventos, bem como hoteleiros, para ter uma noção dos prejuízos causados pelo coronavírus. Hoje (13), por exemplo, foi confirmado o adiamento do Visit USA 2020, ainda sem nova data confirmada. Ontem (12), organizadores do Aviesp Expo fizeram a mesma coisa, transferindo a feira para os dias 31 de julho e 1º de agosto.

Embora a feira não seja na capital paulista, a medida reflete uma preocupação generalizada dos promotores. Dois fatores ajudam a entender os adiamentos. De um lado há o aumento no número de casos no Brasil e a preocupação com a proliferação da covid-19. Do outro, existem os vetos de empresas para que seus colaboradores viagem, além de cancelamento de voos, principalmente do exterior.

Boletim do Visite São Paulo divulgado hoje (13) pela manhã ilustra a percepção do mercado. Realizada no dia 4 de março, o estudo aponta que 67% dos associados ouvidos sentiram alguma ação de expositores, patrocinadores, palestrantes e visitantes cancelando a participação nos eventos.

Segundo o levantamento, outros 42% dos respondentes informaram que a estimativa de participantes em cada encontro reduziu. Além disso, 10% relataram cancelamentos. A entidade confirmou também que, até maio, cinco eventos não serão mais realizados. Entre eles o Salesforce Basecamp São Paulo 2020 e o Women Will – Cresça com o Google.

Coronavírus - Nobile Hotéis_Renata BeraldoSegundo Renata, perdas acontecem em algumas praças específicas

Coronavírus: impacto nos hotéis

No Sheraton São Paulo WTC, houve um efeito considerável do vírus na movimentação do hotel, informa Fernando Guinato, gerente geral do complexo. “Principalmente nesta semana, tivemos cancelamentos de hospedagem, além de e muitas solicitações de transferência de datas de eventos”, comenta.

“Houve também alguns cancelamentos de eventos, mas pouco expressivo frente ao volume total", destaca Guinato. "Sem dúvidas, o mercado está assustado. Grandes corporações assumiram a postura de cancelar até o fim de abril qualquer tipo de mobilização ou viagem. Acredito que o mercado vai se ressentir desses acontecimentos ao final de 2020”, completa.

No Transamerica São Paulo não houve alteração significativa na rotina de reservas. “Alguns grupos internacionais pediram adiamento de seus eventos, mas o mercado nacional, que representa grande parcela da carteira de clientes do hotel, segue dentro da normalidade”, informou o hotel, em nota.

Já no Maksoud Plaza, os cancelamentos até o momento estão restritos aos eventos com participantes internacionais. “Nas últimas semanas, foi perceptível um aumento no nível de preocupação entre alguns hóspedes e clientes em relação ao novo coronavírus”, comunica o empreendimento, em nota. “Além disso, alguns clientes solicitaram a alteração das datas dos eventos para o segundo semestre de 2020”, completa.

Quem também sentiu impacto do coronavírus foi a Nobile Hotéis. “Em relação a área Comercial algumas perdas estão sendo percebidas de maneira regional, isto é, em alguns destinos específicos. Ainda não identificamos perdas expressivas em termos de rede”, informa Renata Beraldo, diretora sênior de Operações da rede, sem especificar as praças mais afetadas.      

(*) Crédito da capa: Divulgação/Transamerica Hotel Group

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(***) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotéis