Quando se fala em hotelaria de luxo, associa-se o segmento a cifras robustas. E não é por acaso. Ao longo do ano passado, empreendimentos importantes do mercado faturaram alto. Dados do Anuário da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) reforçam o crescimento das hospedagens de alto padrão, visto que o setor encerrou 2023 com receita total de R$ 3,1 bilhões.

Em entrevista ao Hotelier News, Simone Scorsato, CEO da entidade, aponta que o número é 14,5% superior ao resultado de 2022, quando a hotelaria de luxo faturou mais de R$ 2,2 bilhões. “É um resultado ótimo, que ultrapassa, inclusive, os percentuais do mercado de luxo global”, destaca a executiva.

Simone Scorsato

CEO comenta números da hotelaria de luxo

“Este resultado também mostra e reforça o ímpeto de nossos associados em investir no negócio, com ampliações, melhorias, aumento das UHs, entre outros pontos. É uma performance que traz maior qualidade para o turismo, de forma geral, não só o de luxo. Existe um profissionalismo e um cuidado em aumentar a qualidade do turismo brasileiro por meio da hospitalidade de luxo”, complementa a CEO da BLTA.

Além disso, o relatório aponta crescimento significativo na taxa de ocupação dos hotéis, saindo de 50,15% em 2022 para 55,9% em 2023. Neste cenário, o volume de turistas internacionais representa 29% da origem da demanda. Em 2022, este percentual era de 21%.

Diferentemente do observado em 2022, o RevPar voltou a crescer no ano passado, com acréscimo de 31,2%. Outro destaque positivo apontado pelo levantamento da associação diz respeito ao número total de UHs disponíveis, saltando de 1 milhão em 2022 para mais de 1,1 milhão em 2023.

Outros dados

O levantamento da BLTA aponta que a diária média dos hotéis teve incremento de 17,67%, ficando 13,05% acima da inflação do período. O segmento dos emprendimentos localizados em ambientes que privilegiam a natureza apresentou taxas de ocupação média acima dos demais segmentos.

Para 72% dos hotéis associados, houve investimento em melhorias e novas unidades, percentual que mostra o crescimento em qualidade no setor. Hoje, a BLTA conta com 66 associados, sendo 60% localizados em praia, 21% em centros urbanos e 19% na natureza. “É preciso investir nessa interiorização dos hotéis, mostrar o potencial que temos nessas regiões. E os números são animadores, pois estamos sempre sendo procurados por empreendimentos que querem fazer parte do nosso portfólio”, ressalta Simone.

Por fim, o relatório mostra que a sustentabilidade continua engajando cada vez mais gestores para implementação de práticas de impacto positivo na gestão do negócio e na melhoria dos destinos. Hoje, 64% dos hotéis e 80% das operadoras apoiam projetos junto às comunidades locais.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/BLTA