Frequentemente presente na lista de destinos mais movimentados do Nordeste brasileiro – no Verão deste ano a ocupação hoteleira alcançou 90% -, Porto de Galinhas deve parte dos bons números à sua popularidade junto aos turistas internacionais. Segundo dados da associação hoteleira local, no ano passado, 20% do total de turistas que visitou o balneário pernambucano veio de fora do País. A porcentagem representa mais de 240 mil viajantes oriundos de outras nações e, embora sem números exatos, os vizinhos sul-americanos são a fatia mais representativa nesse dado.

"O argentino é o principal turista que recebemos aqui quando o assunto são os estrangeiros. Mas também estamos percebendo a forte presença de uruguaios e até colombianos", revela Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitours Bureau.

Os sul-americanos sempre presentes no destino são incentivados por uma série de ações coordenadas tanto pelo convention como também pela associação hoteleira que já organiza encontros com representantes desses mercado há alguns anos. Participações em feiras internacionais, realização de workshops e encontros de capacitação são alguns dos artifícios para estreitar a relação com empresas turísticas de países vizinhos.

"Hóspede não caí do céu. Temos que trabalhar duro para conquistá-los e, sobretudo, para manter essa frequência sem deixar cair", pondera Marcos Tiburtius, presidente da AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas). De acordo com ele, a aceitação do destino fora do Brasil é fruto desse trabalho que deve seguir intenso.

Felipe Carreras, secretário de turismo de Pernambuco e entusiasta das ações pró-ativas de Porto de Galinhas, enaltece a seriedade dos executivos do destino. "Temos aqui um exemplo de trabalho feito com união e que funciona independente do apoio governamental", diz.

Ao longo deste ano as associações pretendem focar em ações alcançando o mercado colombiano que aponta como potencial emissor de viajantes. 

* Foto de capa: divulgação/Porto de Galinhas CVB