InícioNEGÓCIOSMercadoHotelaria do Rio conquista novo modelo de negociação com Ecad
Slaviero hospitalidade
Banner Bee2Pay

Hotelaria do Rio conquista novo modelo de negociação com Ecad

Os hotéis do Estado do Rio de Janeiro agora têm mais facilidade para regularizar o pagamento de direitos autorais ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) firmaram uma parceria inédita com a entidade, que garante condições especiais aos associados.

Pelo acordo, os empreendimentos podem obter até 60% de desconto em subsídios indiretos. Já os hotéis enquadrados no Simples Nacional terão redução na mensalidade referente às unidades habitacionais e às áreas comuns. Para ter acesso aos benefícios, é necessário estar adimplente com o Ecad e com as obrigações junto às entidades associativas.

A medida foi bem recebida por empresários do setor, especialmente aqueles que já enfrentavam litígios com o Ecad. “Esse convênio encerrou um processo que tínhamos há anos. A economia para o nosso resort chegou a R$ 151 mil”, destaca Laura Corrêa, gerente-geral do Ferradura Resort e Ferradura Private. “Soube da parceria pelo Hotelier News e buscamos aderir imediatamente”.

Frida Muxfeldt, sócia-gerente do Hotel Fazenda Miguel Pereira, também celebra a iniciativa. “A redução ultrapassou 200% em relação ao valor anterior. É resultado direto da atuação das entidades que representam a hotelaria”, acrescenta.

Reflexo no setor

Já Vinícius Macedo, assessor jurídico do Hotel do Papai Noel, em Penedo (RJ), ressalta o fortalecimento da representatividade do setor. “A parceria fortalece nosso poder de negociação diante de outras instituições. Assim que soubemos do acordo, aderimos”, pontua.

De acordo com a legislação brasileira, todos os locais de frequência coletiva que utilizam música — como hotéis, restaurantes, academias e plataformas de streaming — devem recolher direitos autorais. Nos hotéis, a cobrança varia conforme o número de quartos, a taxa de ocupação e a metragem das áreas sonorizadas, levando em conta a localização socioeconômica do empreendimento.

José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, que já havia fechado convênio com o Ecad no ano passado, destaca o caráter inédito da parceria. “Já havíamos feito ações pontuais com o Ecad, mas esse convênio representa um novo momento para a hotelaria fluminense”, diz.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, endossa os benefícios do acordo. “Chegamos a esse resultado após mais de 20 reuniões de trabalho. É uma grande oportunidade para que os hotéis regularizem suas pendências e tenham mais tranquilidade jurídica”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor

Grupo R1
Realgems amenities