sexta-feira, 5/setembro
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Hotelaria e IA generativa: 4 focos de desenvolvimento

A hotelaria já entendeu os possíveis ganhos em desenvolvimento profissional com a IA generativa? Um estudo da HSMAI trata sobre isso.

HSMAI - Selo_Insights

Em vista de discutir os avanços e possibilidades com a aplicação de IA (inteligência artificial) generativa na hotelaria, a HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International) lança o relatório The State of Generative AI in Talent Management for Hotel Sales, Marketing, and Revenue Management. Com base em dados, a pesquisa traz análises e projeções que compreendem o impacto deste modelo em áreas vendas, marketing e gestão de receitas dentro do segmento.

Na segunda seção, especificamente, o relatório trata do desenvolvimento profissional da hotelaria baseando-se em IA generativa. A constatação inicial é que funções e habilidades tradicionais estão em transformação e, a partir disso, o setor de hospitalidade vive um momento decisivo: desenvolver a própria compreensão sobre IA e conduzir suas equipes por esse processo de transformação.

Neste caso, dois modelos de aprendizagem ficam em destaque: estruturas de treinamento formal e experimentação prática descentralizada. As empresas com os melhores resultados, de acordo com o relatório, são aquelas que combinam fundamentos teóricos de IA com o uso prático de ferramentas e estratégias de aprendizado contínuo.

O foco, portanto, deve ser promover a adaptabilidade das equipes antes do domínio das plataformas em si. Criar uma cultura de aprendizado constante e ambientes dinâmicos, segundo a análise das informações coletadas, tem se mostrado essencial para manter a agilidade e a eficiência diante das rápidas mudanças impulsionadas pela IA no setor hoteleiro.

Etapas da trajetória

O relatório da HSMAI destaca quatro áreas principais em que empresas estão evoluindo no uso da IA generativa como parte de seus programas de desenvolvimento profissional. São elas:

  • O papel da liderança na IA: líderes com visão de futuro estão reformulando suas organizações a partir de uma abordagem que prioriza a IA. Tornam-se aprendizes ativos e desenvolvem estratégias que equilibram inovação e responsabilidade no uso da tecnologia;
  • Aprendizado estruturado em desenvolvimento de IA: os programas tradicionais de treinamento estão sendo atualizados com iniciativas como os AI Playgrounds e os AI Immersion Workshops para acelerar a adoção da tecnologia pelas equipes. Ainda assim, essa abordagem traz desafios organizacionais relevantes;
  • Desenvolvimento profissional orgânico e não estruturado: esse modelo emergente tem ganhado força com novas práticas, como a atuação de “campeões de IA”, líderes engajados como multiplicadores de conhecimento e programas de mentoria reversa;
  • Desafios organizacionais: o relatório também aponta os principais entraves enfrentados pelas empresas na qualificação profissional com foco em IA. Estruturas inovadoras de governança e forças-tarefa específicas têm ajudado as organizações a garantir uma adoção segura, eficiente e ética da tecnologia, ao mesmo tempo em que promovem a inovação e a capacidade de adaptação.

O estudo completo sobre insights da IA generativa na hotelaria pode ser acessado no link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI