domingo, 7/setembro
InícioNEGÓCIOSDigitalHotelaria entra na era do GEO e deixa SEO para trás

Hotelaria entra na era do GEO e deixa SEO para trás

À medida que a IA (Inteligência Artificial) transforma a forma como os viajantes buscam hospedagens, as táticas tradicionais de SEO (Search Engine Optimization) na hotelaria precisam evoluir. Um estudo que analisou 75 mil marcas revelou os principais fatores que aumentam a visibilidade de hotéis em ambientes de busca impulsionados por IA, aponta o Hotel News Resource.

Neste cenário, o GEO (Otimização para Motores Generativos, na tradução em português) está se tornando essencial para que hotéis ganhem espaço nas respostas produzidas por IA generativa. Segundo o estudo, os fatores com maior correlação com visibilidade nesses ambientes são menções à marca na web e volume de buscas.

As menções na web se destacam como o principal fator de visibilidade, indicando que quanto mais vezes o nome do hotel aparece em sites externos, maior a chance de ser incluído nos resumos gerados por IA em mecanismos de busca.

Outros insights

Ao contrário do SEO tradicional, fatores como autoridade de domínio, número de backlinks e domínios de referência tiveram correlação fraca com visibilidade em IA. O estudo também mostra que esforços de mídia paga — como tráfego gerado por anúncios e custo por clique — têm impacto mínimo nesse tipo de busca.

Para hotéis que desejam melhorar seu desempenho em buscas por IA, o caminho passa por aumentar o número de menções à marca. Ações de relações públicas, parcerias estratégicas e produção de conteúdo com posicionamento institucional podem gerar esse efeito.

Outro insight importante para a hotelaria é garantir o uso de âncoras de texto com o nome da marca em links que redirecionam para o site do hotel, fortalecendo a presença digital em ambientes indexados por inteligência artificial.

Adaptação é essencial

Com a IA mudando o cenário das buscas online, o setor hoteleiro precisa ajustar suas estratégias digitais. Priorizar fatores de SEO fora do site e reduzir a dependência de anúncios e links pagos pode gerar melhores resultados em plataformas orientadas por IA.

Monitorar a presença da marca nos resumos gerados pelo recurso e ajustar as ações com base nesse desempenho será cada vez mais determinante para manter relevância e visibilidade no ambiente digital.

(*) Crédito da foto: Pixabay