Em parceria com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a HotelInvest divulga um novo estudo sobre a recuperação da hotelaria no país. O levantamento denominado “O Futuro dos Hotéis) analisou empreendimentos em 14 estados brasileiros até o mês de setembro. O documento aponta ocupação crescente em todo o país, com velocidades e percentuais diferentes quando comparados com o período pré-pandemia. Em outubro, a empresa desenvolveu uma pesquisa focada apenas no segmento de resorts.

A ocupação média é um dos fatores que retrata a recuperação do setor, apesar de ainda lenta quando comparada aos dados anteriores a março de 2020. Entre os mercados analisados, a média das cidades do interior saiu na frente, com até 10 pp de ocupação acima das capitais.

Na pesquisa, o Rio de Janeiro é destaque com 48% de taxa de ocupação no interior e 38% na capital. Entre as cidades indicadas, os principais indutores de demanda têm sido a cadeia produtiva de óleo e gás, empresas de pequeno e médio portes, com foco no público regional. Contudo, as cidades com maior atividade econômica estão em ritmo aquém do desejado, como São Paulo, que em média alcançou 16% na capital e 25% no interior.

Em relação à diária média de hotéis urbanos, nota-se que as maiores quedas acontecem nas capitais do país, como -23% em Porto Alegre e -21% no Rio de Janeiro. No interior fluminense as diárias tiveram um aumento de 9%. São Paulo apresentou uma queda de -17% na capital, já a Bahia foi o único estado que conseguiu manter estabilidade na diária.

hotelinvest - ranking de ocupação

HotelInvest: oportunidades

Dentre as oportunidades identificadas no estudo, destaque para a retomada das viagens de lazer, o aumento nas reservas diretas e nítida preferência por destinos domésticos por conta das barreiras impostas por outros países e o dólar alto. A maior preocupação no mercado se dá na queda das tarifas, fragilidade no fluxo de caixa e cenário conservador para recuperação dos hotéis urbanos.

“O estudo em parceria com a HotelInvest é importante para se entender como está o setor desde o começo da pandemia e os impactos no futuro. A intensificação da queda das diárias pede extrema atenção dos hoteleiros. Em setembro, tivemos uma queda de 15% na diária média nas capitais das regiões sul e sudeste, por exemplo. O momento pede serenidade e cautela para tomar as melhores decisões”, aponta Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

hotelinvest - diaria media - grafico

“Apesar de difícil precisar quando acontecerá, mantida tendência de controle gradual da Covid-19, não há outro caminho que não o de recuperação do desempenho da hotelaria no Brasil. Na média, esperamos para a maior parte da hotelaria urbana no Brasil um 2021 com RevPAR entre 60% e 80% sobre os valores alcançados em 2019, com destaque às cidades de pequeno e médio portes”, comenta Pedro Cypriano, sócio-diretor da HotelInvest.

Para acessar o estudo na íntegra acesse o link.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/HotelInvest