HSMAI aponta 5 insights para a hotelaria em 2024
7 de novembro de 2023Como parte da proposta de alavancar o crescimento profissional na hotelaria e turismo, a HSMAI Brasil criou, este ano, uma comunidade com cerca de 35 diretores de Vendas e Marketing das principais redes de hotéis de luxo do país. Em seu primeiro encontro, os executivos apontaram insights interessantes para o setor em 2024.
“Os líderes comerciais das principais empresas hoteleiras compartilham insights sobre tendências, movimentos de mercado e discutem sobre os obstáculos que a equipe de vendas vem enfrentando, possibilitando encontrar soluções eficazes em conjunto, o que cria um ambiente de aprendizado e colaboração que é imprescindível para o desenvolvimento da hotelaria nacional”, explica Priscila S. Domit, diretora de Vendas, Marketing e Vacation Club do Grupo Royal Palm Hotels e membro do grupo.
Sob o comando de Gabriela Otto, presidente da HSMAI no Brasil e na América Latina, cerca de 15 executivos, reunidos no Renaissance São Paulo, elencaram os principais insights para a hotelaria no próximo ano. Estiveram presentes no encontro profissionais da Atlantica Hospitality International, Royal Palm, Grupo Fasano, Blue Tree Hotels, entre outros.
HSMAI: principais insights
Expectativas dos gestores de viagens: há uma expectativa muito grande do mercado em limitar o aumento de preços para o ano de 2024, principalmente na hotelaria. Por outro lado, os gestores precisam entender qual é a realidade que precisará ser praticada no hotel e seguir com a necessidade de incremento da diária média para suprir as demandas do setor.
Tarifas dinâmicas: é preciso entender que as tarifas dinâmicas vieram para ficar. Já deixou de ser uma tendência e se tornou normal ser praticado. Há a necessidade de deixar claro para os clientes que a precificação deve ser saudável para hóspedes e hotéis.
Líderes comerciais e novo posicionamento: os hoteleiros precisam formar suas equipes para que entendam como se posicionar negociar de forma mais estratégica perante os compradores.
Diferentes canais = diferentes preços: é urgente que os hotéis comecem a pensar sua precificação de acordo com o canal de compra utilizado pelo cliente. Além disso, o meio de pagamento também devem ser considerado nesta conta.
Corporate x lazer x tech x pessoas: é importante que as equipes consigam segmentar esses assuntos e pensar de forma estratégica para cada um deles. Impactar o público corporativo é diferente da abordagem do cliente de lazer. O mesmo vale para a aplicação tecnológica e como combiná-la no atendimento humanizado às pessoas.
“A colaboração entre os líderes comerciais das redes hoteleiras é essencial para compreender as demandas dos clientes em constante evolução, adaptar estratégias de vendas e garantir a excelência no atendimento. Reconhecemos que, nesses encontros, impulsionamos o crescimento sustentável e elevamos o padrão da indústria hoteleira no Brasil”, finaliza Erilton Junior, head de Vendas e Marketing da Blue Tree Hotels e membro do grupo.
(*) Crédito da foto: HSMAI