HSMAI- aberturaGestores deram as boas-vindas ao público

Pela primeira vez online, a HSMAI Brasil iniciou há pouco a quarta edição do HSMAI Travel & M.I.C.E. Managers Conference. Transmitida pela plataforma Inteegra TeC, a abertura contou com as boas-vindas de Fernão Loureiro, fundador da Loureiro Consultores e head da área Corporativa da HSMAI; Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil; Rogerio Miranda, CEO da Inteegra e Scheila Camara,  gestora de Viagens da KPMG e coordenadora do TMG (Travel Managers Group) – parceira na curadoria de conteúdo do evento.

“Desde o início, a proposta desse evento é ser de gestores para gestores. Ter a TMG conosco foi motivo de orgulho e garantia que continuamos fiel ao nosso propósito original de fazer algo condizente ao que vocês buscam de aprendizado e conhecimento”, inicia Loureiro. “É a primeira vez que fazemos um evento virtual, desenvolvido para nos mantermos ativos, relevantes e eficazes”, complementa.

“Compartilhamos os mesmos pensamentos e entendemos que cada empresa precisa dar a sua colaboração neste momento de se reiventar e continuar promovendo eventos independente do formato”, destaca o CEO da Inteegra TeC.

HSMAI: inovação e juízo de valor

Abrindo a programação de palestras, Walter Longo, sócio da Unimark Comunicação, abordou o tema Inovação, da Idade Média à Idade Mídia. Com foco em inovação, juízo de valor e tendências de comportamento, o speaker trouxe provocações a respeito do novo normal.

“Estamos todos nos tornando vítimas do critério. Começamos a analisar e fica cada vez mais difícil qual lição de juízo de valor temos que fazer sobre o que nos rodeia. Sofremos uma perda gradativa do critério das decisões sobre o que achamos que vai acontecer daqui pra frente”.

O novo normal veio para ficar? Para Longo, a sociedade só sofre uma verdadeira revolução quando passa por grandes mudanças comportamentais – o que, para ele, não é o caso. “Usar essas ferramentas para eventos online, home office, não altera as coisas. Não acredito que o mundo como conhecemos vai desaparecer”.

O palestrante ainda destacou o conceito de Potencial Adjacente, criado por Stuart Kauffman, e sua relevância para o setor de eventos. “Nosso cérebro possui 100 bilhões de neurônios, que seriam inúteis, se não tivessem a capacidade de se conectar com os outros ao seu redor. Isso forma um conjunto de interações, que vão se expandindo e formando o nosso pensamento. Cada neurônio faz sinapses com 100 mil outros ao seu redor, gerando um conjunto de 100 trilhões. Trazendo para a nossa realidade, uma cidade pequena possui um menor potencial adjacente, pois tem menos gente, enquanto nas grandes metrópoles esse potencial é multiplicado”.

Longo ainda ressalta que a proximidade somada à diversidade geram a criatividade. Para isso, manter o contato entre pessoas como conhecemos é essencial para construir potencial. “Eventos são grandes promotores de potencial adjacente, pois reúne um volume de pessoas, de diferentes áreas e culturas no mesmo local. Seja ele de qualquer natureza, precisamos continuar a frequentar e realizar essas ações para usufruir do potencial”.

(*) Crédito da capa: jamorlouk/Pixabay

(**) Crédito da foto: reprodução da internet