Após a palestra sobre a mudança de mindset das lideranças, a HSMAI Strategy Conference abre espaço para a apresentação de cases de sucesso. Com foco em marca, vendas diretas e ações promocionais, a Atlantica Hotels, Casa Hotéis e Royal Palm Hotels explicaram suas estratégias de mercado de acordo com as respectivas iniciativas.

O primeiro a subir ao palco foi Leonardo Rispoli, VP de Vendas e Marketing da Atlantica Hotels. Desde fevereiro, a rede vem passando por um rebranding, no qual modernizou sua comunicação visual, logotipo e site. Segundo o executivo, as mudanças já vinham sendo estudadas desde 2018. “A transformação não vem sozinha, ela vem com uma mudança de conceito interno. Temos um projeto grande de reestruturação de cultura dentro da empresa, reforçando valores e propósitos, além de transformação digital”.

Segundo Rispoli, a Atlantica já vinha focando em canais diretos e garante que a pandemia não mudou os planos. “Não perdemos a visão do que foi projetado. Em 2013, sofremos a primeira mudança para nos aproximarmos mais dos colaboradores e dos hóspedes. Desde 2018, fizemos estudos e projetos, pois existia uma confusão de comunicação interna”.

Com 19 marcas sob seu guarda-chuva, o VP afirma que todas as mudanças buscam, acima de tudo, preservar o legado da empresa construído até aqui. “Precisávamos adquirir unicidade e ao mesmo tempo transmitir modernidade. Sabemos que o contato com a marca acontece fisicamente, em todos os detalhes. Mantivemos isso, mas de forma digital para direcionar o hóspede para onde a gente queria”.

HSMAI Strategy Conference - cases - Rafel Peccin

Peccin apresentou a campanha interna que se tornou sucesso nas plataformas digitais

HSMAI Strategy Conference: vendas diretas

Diretor de Marketing do Casa Hotéis, Rafael Peccin trouxe um case de campanha de vendas diretas. Com quatro unidades no Sul do país, a rede iniciou a ação de forma interna e despretensiosa. “Quando aconteceu a pandemia, de forma rápida agimos para nos organizar e fechamos as portas. Nossa preocupação era como levar os colaboradores para casa e prepará-los para a retomada”.

Foi quando surgiu a campanha “De Casa em Casa”, com a proposta de levar conteúdos relevantes aos funcionários. De acordo com o diretor, a ideia era falar sobre cuidados com o Covid-19, informações sobre a situação da pandemia no mundo, cenário do mercado e ações governamentais.

Paralelamente, o Casa Hotéis buscou promover desafios online com o intuito de fortalecer habilidades dos times. “Fizemos uma série de trabalhos em equipe para as pessoas continuarem conectadas virtualmente. Realizamos palestras de diferentes áreas com dicas de alimentação, saúde e arteterapia”, explica Peccin.

A campanha foi um sucesso e ultrapassou as barreiras dos hotéis chegando aos clientes externos. Com o objetivo de fortalecer a marca no momento de paralisação, a ação, sem cunho comercial, levava informações e conteúdos em plataformas digitais para a base de clientes fidelizados da rede. “Foi uma iniciativa de empatia de marca e credibilidade. Isso veio se construindo durante os meses com a equipe de gestão de crise e foi um sucesso. Após a retomada em maio, começamos a colher os frutos”, destaca.

Ações promocionais

Para finalizar os cases da HSMAI Strategy Conference deste ano, Priscila Souza, diretora de Marketing e Vendas do Royal Palm Hotel apresentou o Viva Royal. A ideia surgiu com a necessidade de vender hospedagens durante a semana, de forma que não afetasse o mercado local com baixas tarifas ou demandasse investimentos do grupo. Lançado em julho, o produto veio com a missão de gerar receita a curto prazo.

“O cenário que tínhamos era de todo mundo em casa e a incerteza da evolução da pandemia. Uma de nossas premissas era não destruir a diária média da concorrência, pois uma tarifa barata poderia acabar com o mercado e não era essa a proposta. Começamos a vender apenas em canais diretos e otimizamos nossos pontos fortes, como estar perto de São Paulo, em uma cidade com estrutura hospitalar, spa, restaurante e recreação própria”, salienta Priscila.

Com a explosão dos room offices, a equipe do Royal Palm trouxe uma proposta diferente. O hóspede que precisasse trabalhar poderia fazê-lo no quarto, na piscina ou outras áreas do resort com uma estada personalizada. “A gente cuida da alimentação, por exemplo, de forma personalizada para cada pessoa. Então, aqui eles têm uma alimentação balanceada, ambiente de trabalho diferente e um plano de exercícios customizado”, acrescenta a diretora.

(*) Crédito das fotos: reprodução da internet