Hugo Ricardo Paiva Veiga - FornaturVeiga substitui Leandro Garcia, da Goiás Turismo, no cargo

Hugo Ricardo Paiva Veiga foi definido como novo presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). A escolha por Veiga ocorreu ontem (8), em reunião extraordinária que antecedeu a abertura da 30ª Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado).

Vice-presidente da atual diretoria, o representante do Maranhão substituiu Leandro Garcia. O dirigente deixou o comando da Goiás Turismo e, consequentemente, teve que abrir mão da presidência do fórum.

A pauta do encontro realizado em Canela (RS) teve outros assuntos. Entre eles, a discussão sobre a descentralização dos recursos para a promoção dos destinos turísticos brasileiros, tema já debatido em maio. Outro ponto debatido foram possíveis critérios de distribuição da verba. Uma alternativa avaliada é usar como base a média dos cadastros no Cadastur de cada unidade da federação.

Fornatur: mais sobre a reunião

Vanessa Mendonça, diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur (Ministério do Turismo), acredita que o encontro serviu também para avaliar perspectivas futuras para o setor nos próximos quatro anos. “Estamos confiantes que o Turismo será percebido como um setor de peso na economia, dentro dos planos do novo governo”, diz.

Foram discutidas, ainda, a revisão do Plano Nacional de Turismo, a renovação da Frente Parlamentar de Turismo no Congresso Nacional a partir do próximo ano e o pleito de recursos para executar ações de governança regional no âmbito do Programa de Regionalização de Turismo (PRT) do MTur.

(*) Crédito da foto: Sansão Hortegal/UFMA (Universidade Federal do Maranhão)