A Hyatt Hotels está prestes a finalizar uma aquisição com a Standard International, empresa que detém a marca de luxo The Standard. Este movimento se alinha com a estratégia da rede de expandir sua presença no mercado de hotéis de luxo e lifestyle, um setor cada vez mais desejado pelos grandes grupos hoteleiros.

Mark Hoplamazian, CEO da empresa, destacou anteriormente que a adição de marcas de luxo e lifestyle cria um “efeito de rede”, o que pode acelerar o crescimento e aumentar o engajamento no programa de fidelidade do grupo. “Quanto mais hotéis luxuosos uma operadora possui, mais atrativo se torna para os clientes de alto poder aquisitivo”, explicou o executivo ao Skift.

Nos últimos seis anos, a Hyatt dobrou o número de hotéis de luxo e quintuplicou a quantidade de resorts lifestyle  em seu portfólio. Atualmente, cerca de 45% das propriedades da rede são categorizadas como “luxo, lifestyle ou resort”. Hoplamazian acredita que essa expansão diferencia a empresa de seus concorrentes, atraindo desenvolvedores e proprietários, e estabelecendo um ciclo de crescimento autossustentável.

O RevPar da Hyatt tem sido impulsionada por sua base de clientes de alto nível, menos afetada por fatores econômicos adversos, como inflação e taxas de juros elevadas. Isso tem resultado em tarifas de quarto mais altas, além de um aumento significativo na adesão ao programa de fidelidade, o que garante mais reservas diretas e, consequentemente, maior rentabilidade.

Aquisições estratégicas

A busca por aquisições estratégicas tem sido uma constante na estratégia da Hyatt. No ano passado, a empresa adquiriu a Dream Hotels por US$ 125 milhões, adicionando cerca de 1,7 mil quartos ao seu portfólio lifestyle. A Dream Hotels atrai um público mais jovem, mas financeiramente semelhante ao da rede, ampliando a base de clientes.

Além disso, a Hyatt comprou o site de reservas de hotéis boutique Mr and Mrs Smith por £ 58 milhões. Em abril de 2024, a rede começou a permitir que membros de seu programa de fidelidade reservassem em cerca de 700 empreendimentos e vilas listados no site, com planos de adicionar mais propriedades.

Em 2018, a Hyatt adquiriu o grupo Two Roads Hospitality por US$ 408 milhões, incorporando aproximadamente 85 propriedades ao seu portfólio.

Mercado competitivo

A Hyatt não é a única a investir no segmento de luxo e lifestyle. A Hilton recentemente adquiriu a NoMad Hotels e a Graduate Hotels, enquanto a Marriott inaugurou sua 500ª propriedade de luxo no ano passado e prevê abrir mais 25 em 2024. O IHG, por sua vez, tem 13% de seus quartos em propriedades de luxo e lifestyle e planeja expandir significativamente essa participação.

A Accor também anunciou planos de abrir 100 hotéis de luxo e lifestyle até 2025, com a meta de assinar pelo menos 50 novos projetos por ano. Nos EUA, os empreendimentos lifestyle representam cerca de um terço das novas propriedades de marca abertas, segundo um relatório da JLL.

Perspectivas futuras

Embora a Hyatt ainda não tenha confirmado oficialmente a aquisição da Standard International, as ações recentes da empresa indicam uma estratégia clara de crescimento no segmento de luxo e lifestyle. “Nosso foco é aumentar o engajamento com a marca Hyatt, seja com nossos colegas, hóspedes, clientes corporativos ou proprietários de hotéis”, afirmou Hoplamazian.

(*) Crédito da foto: Pexels