Heldes Gonçalves Lima, secretário de Economia e Desenvolvimento Turístico de Alagoas
(foto: Filip Calixto)

Penúltimo Estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, Alagoas mostra desenvoltura quando o assunto é turismo e a consequência dessa aptidão aparece nos números registrados no ano. De acordo com a secretaria estadual do segmento, o primeiro semestre de 2016 rendeu alta de 6,5% no fluxo de turistas que passaram pela região, numa comparação feita com período idêntico no ano passado.

Não isolado, o índice é subsidiado por outro bom dado: a presença de estrangeiros na primeira metade da temporada cresceu 45% frente à frequência de 2015. 

Os dados foram revelados por Helder Gonçalves Lima, secretário de Economia e Desenvolvimento Turístico da Alagoas, que falou à reportagem durante a ediição 2016 da Abav Expo, que acontece em São Paulo até amanhã (30). O dirigente atribui o resultado satisfatório a vigília constante da administração estadual sobre o setor. "Estamos imersos num projeto complexo de marketing, divulgação e desenvolvimento do turismo no Estado e os resultados começam a aparecer", antecipa.

A iniciativa citada pelo secretário atravessa o Brasil para alcançar outras regiões e também chega ao exterior. A rigor, as ações incluem parcerias com shoppings e grandes centros comerciais em destinos nervosos da economia nacional, capacitações junto a operadoras e agências de viagem, e chegam à evolução tecnológica das ferramentas web como site e aplicativo. "Existem acordos para expor artesanatos e mostrar a cultura alagoana em centros de compras, campanha publicitária em rádios e televisões e mais algumas ações que integram esse movimento", diz.

Na árvore onde colhem-se os frutos outro resultado também aparece. Duas novas rotas aéreas passarm a operar na capital alagoana. "Há agora voos diretos entre Maceió e Buenos Aires – operado pela Gol – e entre Córdoba e Maceió – feito pela Latam", celebra Lima relatando que a facilitação da malha aérea contribui para o número de estrangeiros.

A alta temporada no Estado, tal qual acontece em quase toda a região Nordeste, está entre novembro e março. Para os outro meses, a secretaria diz investir em nichos, lutando para atrair eventos corporativos, turistas da melhor idade e realizando festivais gastronômicos.

Serviço
abavexpo.com.br
sedetur.al.gov.br