Claudia Martinelli é a voz do TripAdvisor para o mercado brasileiro
(foto: Filip Calixto)

Levantamento recente do TripAdvisor dimensiona o tamanho do impacto que uma realização internacional de evento pode ter nas impressões de turistas sobre um destino. Findada a Olimpíada do Rio de Janeiro, a plataforma de alcance internacional realizou uma pesquisa junto a 13 mil usuários, de 16 países, coletando opiniões sobre a capital fluminense. Recolhidos os números, o relatório mostra que 29% dos pesquisados melhoraram sua avaliação a respeito da cidade.

De acordo com os dados da organização, 73% dos usuários já possuíam opinião positiva ou neutra sobre o País antes do jogos. Após o evento, no entanto, 8% dos turistas mudaram sua fala de negativa para positiva e 21% de neutra para positiva.

Dentro dos participnates da pesquisa, todos acompanharam o acontecimento esportivo de alguma forma e esse foi o critério para a participação. Viajantes da Índia e da Itália foram os mais afetados positivamente, com 54% e 43%, respectivamente, transformando afirmações ruins em boas. Na sequência dos que falaram bem do Brasil estão os usuários do Reino Unido, de Singapura, indonésia, Malásia e Tailândia – todos com 40%.

Os principais motivos que seduziram os entrevistados foram as paisagens e cenários brasileiros (77%), atrações e pontos de interesse cultural (62%) e o povo do Brasil (51%).

Entusiasta de estudos sobre o comportamento do cliente de viagens, o TripAdvisor realiza levantamentos mensais sobre tendências e opiniões de turistas ao redor do mundo. Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil, em entrevista realizada durante a Abav Expo 2016, salienta a periodicidade dos estudos e a importância que eles têm para entender o segmento.

"Identificamos as preferências de clientes em todas as partes do mundo  com esses dados de tráfego", esclarece. Mensalmente. 350 milhões de usuários únicos utilizam a plataforma e 255 avaliações por minuto são feitas no site.

Retomando os números relativos à Olimpíada, na pesquisa, os brasileiros também foram consultados e 90% deles disseram que acham que podemos receber mais turistas internacionais depois dos jogos.

Serviço
abavexpo.com.br
tripadvisor.com.br