Daniel Guijarro e Luigi Rottuno, presidente e membro da diretoria da ABR
(foto: Filip Calixto)

Empreendimentos em evidência no cenário brasileiro de hospedagem, os resorts registraram pouca variação em índices de ocupação durante o primeiro semestre deste ano. Em levantamento realizado por uma parceria com o Centro Universitário Senac de São Paulo, a ABR – Associação Brasileira de Resorts retratou primeiro semestre pouco diferente do registrado na primeira metade de 2014. Em suma, a comparação entre os períodos mostrou recuo de 0,6%, na média, entre oscilações de mês a mês.

"É essencial dizer que tivemos dois períodos de alta temporada muito bons, com empreendimentos muito procurados", ressalta Daniel Guijarro, presidente da associação. Para o executivo, algumas particularidades no cenário indicam que para os resorts os próximos meses serão menos turbulentos do que se imaginava por conta das incertezas econômicas pelas quais o País atravessa.

Os indicativos do estudo mostram que, na comparação entre os anos passados, as variações são extremamente pequenas e, no período de junho, o resultado de 2015 fica 7,3% acima do alcançado uma temporada antes.

"Hoje há uma reflexão inevitável que é a desvalorização da moeda brasileira em relação às internacionais. É evidente que preferíamos que essas instabilidades não ocorressem, mas com o dólar alto, as viagens domésticas tendem a crescer e favorecer os resorts no País", pondera o presidente. Seguindo esse pensamento, o raciocínio lógico aponta para incremento na chegada de estrangeiros. Mas não é bem assim. De acordo com Guijarro, a chegada de viajantes internacionais trazidos pelo câmbio favorável não é imediata e demora a se consolidar.

Embora demorado, o precesso traz um turista estrangeiro rápido, o sul-americano, que tem acesso mais fácil ao Brasil pela proximidade.

Nova logomarca
Além dos números concernentes ao estudo, a associação também traz durante a Abav a sua nova logomarca que ressalta o caráter associativista da entidade. "Pretendemos atualizar a imagem e ampliar a visibilidade dos resorts entre diferentes públicos.

A nova marca tem as mídias sociais como principal palco de reverberação. Para isso a equipe de diretoria da organização trabalha em estratégias de divulgação e marketing.

Serviço

www.abav.com.br

www.abavexpo.com.br
www.resortsbrasil.com.br