* De Campinas, SP


Painel mostrou vantagens da adoção do BI
(foto: Filip Calixto)

Para muita gente no mercado de hoteleiro, o BI ainda é um segredo, um bicho de sete cabeças difícil de desvendar. Para solucionar problemas relacionados a esse tema, o painel Business Inteligence (BI): a importância da informação para a gestão de negócios reuniu bom público durante a realização do Adit Share 2015. Durante o debate, quatro participantes mostraram o poder desta ferramenta para potencializar vendas e dirimir erros que dificilmente são identificados. 

Primeiro a ter a palavra, Rodrigo de Souza, do Grupo Rmex, ponderou que, por meio do BI, é possível mapear e identificar onde estão os gargalos na área de vendas do processo comercial por haver análises específicas de cada passo do processo, utilizando também o bigdate. Ele acrescentou que o sistema de acompanhamento do cliente por meio de dados de internet oferecer a possibilidade de identificar os desejos de viagens específicos de cada pessoa. "O serviço de inteligência te oferece a possibilidade de ganhar esse cliente oferecendo informações sobre ele", sintetiza.

Souza ainda detalhou um dado importante para as salas de vendas que é o VPG. Esse índice mensura o aproveitamento da equipe de vendas sobre o número total de famílias que se mostram interessadas em adquirir produtos timeshare.

Armando Ramirez, da RCI, ressaltou o comprometimento na entrega do que foi prometido além de ponderar que o setor de inteligence facilita as vendas pois é responsável por atrair o prospect qualificado. 

Executivo da WAM Negócios, Danilo Samezima acrescentou a inteligência empresarial ao debate. Para ele, é crucial aplicar conhecimentos empíricos e explícitos para gerar ação, aumentar rentabilidade e ir além do que a maioria dos negócios vão. 

Samezima ainda listou cinco pilares fundamentais para o negócio de cotas imobiliárias: estruturação jurídica, administração hoteleira, comercializadora, incorporador/empreendedor e intercambiador.

Completando o time de painelistas, Fernando Rodrigues, da CLM Consultoria, apontou para o acompanhamento diário de números e performance como vantagem do BI. De acordo com ele, essa ferramenta gera as estratégias corretas para abordagem. 

Serviço
adit.com.br/aditshare

* A reportagem do Hôtelier News viaja ao interior paulista a convite da Adit Brasil