Criado para fortalecer o turismo em todo o Brasil, o Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) começa o ano com ações específicas em defesa do empresariado do setor. Uma delas é a promoção da Agenda Parlamentar do Turismo, evento que pretende reunir as principais representações do trade turístico do Conselho com o Poder Legislativo.

“Vamos apresentar aos parlamentares as demandas do turismo e esperamos conseguir a atenção para projetos de lei que afetam a categoria”, explica Alexandre Sampaio, presidente do Conselho. Os detalhes do evento, no entanto, ainda não foram divulgados.

Outra prioridade do Cetur para este ano é conseguir que todas as Fecomércios (Fecomércios) tenham uma estrutura como as Câmaras ou os Conselhos Empresariais de Turismo. De acordo com Sampaio, esses órgãos permitem uma maior interação do próprio trade turístico local.

“É uma vantagem ter a estrutura de uma Fecomércio para abrigar a representação empresarial do turismo, o que viabiliza um trabalho mais eficiente em prol das demandas da categoria”, contextualiza.

O profissional destaca, inclusive, que a Agenda Parlamentar do Turismo é uma iniciativa que pode ser reproduzida pelas Câmaras e Conselhos nos Estados para gerar um compromisso dos parlamentares estaduais com o turismo e aumentar a compreensão deles acerca dos pleitos e especificidades do setor.

Serviço
fbha.com.br