Roland de Bonadona em posse da palavra no Encontro Comercial do Fohb

Com 42 anos de AccorHotels e nome forte da empresa na América do Sul por duas décadas, Roland de Bonadona, atual vice-presidente do Conselho do Fohb e diretor na Bonadona Hotel Consulting, usou sua experiência para falar um pouco acerca do mercado de hotéis no Brasil. Ele apresentou os dados no painel "Baixar preços garante aumento na taxa de ocupação?". 

E sobre a questão que norteou a fala, o francês relativizou. Para ele, derrubar as tarifas pode até funcionar em momentos pontuais, com quedas grandes de preço e por períodos curtos. Mas é mais normal que isso ocorra em hotelaria de lazer. 

No ambiente corporativo isso é menos comum e não alcança o mesmo efeito. "Quam frequenta a hotelaria corporativa nas grandes cidades não tem o preço como o fator decisor para desistir ou fazer as viagens. Isso não conta tanto", alega.

Dentro dos dados que apresentou, Bonadona fez quatão de frisar um como o principal. "O que detectamos de mais relevante foi um movimento de estabilidade que está presente no desempenho há seis meses", cita. De acordo com ele, o número é um consolidado de todos os hotéis associados ao Fohb e em todo o Brasil.

"Esse é um resultado que está claramente relacionado ao momento de estabilidade que a economia também vive. Esperamos que o mercado se mantenha assim, sem quedas, para depois começarmos a ver crescimento", finaliza.

* Foto de capa: Filip Calixto