De Austin, Texas (EUA)


ROC 2015

(fotos: Gabriela Otto)

No segundo dia do ROC (Revenue Optimization Conference) 2015, que acontece em Austin, Texas (EUA), trouxe um painel que reuniu diversos profissionais foi organizado por Chris Anderson, Ph.D. Professor da Cornell University, nome muito conhecido entre os profissionais de RM. A discussão foi sobre como estimular a demanda, e a conclusão final dos participantes foi que o aumento da demanda passa, necessariamente, pelo ambiente digital.

Sabemos que, com a venda direta, controlamos a mensagem que está sendo passada e incrementamos fidelidade. Por outro lado, diversificando a distribuição através dos intermediários, é possível ganhar amplitude, minimizar a barreira de entrada, trabalhar com paridade. O problema começa quando a balança pende muito para o lado dos intermediários. E, de acordo com Tripadvisor, os principais influenciadores na venda direta são: família e amigos (23,1%), o próprio TripAdvisor (22,5%), OTAs (16,2%), outros meios (18,4%), hóspedes habitués (14,2%) e agências de viagens (2,8%). 

Alguns dados foram destacados como verdades já conhecidas, como o fato dos hóspedes visitarem o TripAdvisor cada vez mais frequentemente antes de fazer suas reservas. Hoje, o site já tem 78 milhões de membros, 340 milhões de visitantes únicos por mês, 220 milhões de reviews e opiniões, e 139 contribuições por minuto; mas reforça que não pretende entrar na comercialização de hotéis. Outra verdade é o fato dos hotéis com boas reputações nos diversos canais tem melhor performance, além da estimativa de que as notas altas nas OTAs permitirem que os hotéis cobrem 11,2% mais, mantendo a ocupação.

Informações sobre a relevância do investimento no mobile também foram apresentados no painel:
Usuários da internet:
1995 – 35 milhões (0,6% da população mundial)
2014 – 2,8 bilhões (39% da população mundial)

Usuários de smartphones:
1995 – 80 milhões (1% da população mundial)
2014 – 5,2 bilhões (73% da população mundial)

A Expedia mostrou números interessantes, onde 19% das reservas que recebem via PC são para hotéis. E esse número aumenta para 35% no mobile, passando companhias aéreas.

A companhia também apontou o horário de maior acesso através de tablets, PCs e smartphones: o pico acontece mesmo às 20 horas. #ficaadica

Usufruir ao máximo das redes sociais
Quando a representante do Facebook mostrou essa imagem, muitos se identificaram:

Atualmente, 65% dos viajantes têm três aparelhos, e 33%, já dispõe de cinco. Para dimensionar o volume dos dispositivos mobile, faz-se uma comparação populacional:

Países com maior população do mundo:
1. China
2. Índia
3. Estados Unidos
4. Indonésia
5. Brasil
6. Paquistão
7. Nigéria
8. Bangladesh
9. Rússia
10. Japão

Se incluirmos as redes sociais, a lista fica somente com três países:
1. Facebook
2. China
3. Índia
4. Tencent
5. Whatsapp
6. Google
7. Linkedin
8. Estados Unidos
9. Instagram

Em relação às marcas, todos concordaram que as redes precisam pensar se realmente vale ter tantos logotipos. Isso só confunde o cliente final e ele não tem ideia da diferença entre uma e outra. 

Dicas finais:

1. A economia do mobile já chegou. Abraçe-a.
2. Social media é onipresente. Viva com isso.
3. Reputação precede sua marca. Entenda isso.
4. Intermediários existem por uma razão. Use-os.
5. Tecnologia é persuasiva. Teste-a.
6. Inovações são imperativas. Estimule-as.

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Serviço
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