Segundo a pesquisa Perspectivas de Desempenho da Hotelaria realizada pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), mesmo recebendo mega-eventos como os Jogos Olimpicos e Paraolímpicos, os números ficaram abaixo da média de 2015. A pesquisa identificou as expectativas de variação de três indicadores – taxa de ocupação, diária média e RevPar (receita por quarto disponível) – em algumas das principais cidades do País. As projeções anuais e semestrais levam em conta as perspectivas de fechamento de 2016 em comparação ao ano anterior e as expectativas para 2017 e 2018.

"Espera-se uma retomada no mercado, ainda que lenta, a partir do próximo ano, com poucos investimentos, mas com ênfase na eficiência, produtividade e criatividade. As expectativas de 2018 preveem uma continuação do crescimento nos três principais indicadores de desempenho da hotelaria, devido à amenização da crise, às perspectivas de melhora da economia e às inovações do setor", comenta Patrick Mendes, vice-presidente de Estudos e Tendências do Fohb.

A expectativa dos associados do Fohb para o próximo ano é a de que ocorra uma estabilização dos números do setor, com a retomada a partir do segundo semestre de 2017. O estudo prevê crescimento na taxa de ocupação, diária média e RevPar em todas as cidades analisadas no estudo, exceto no Rio de Janeiro, por conta dos números mais elevados obtidos durante a Olímpiada 2016.

Portanto, até o final do ano que vem, deve ocorrer aumento de 2% da taxa de ocupação, 2,0% na diária média e 2,8% no RevPar, em comparação aos índices de 2016. As perspectivas para 2018 são otimistas: 72% das redes indicaram que esperam aumento superior ao esperado para 2017. Para a diária média, 93% apontaram aumento, e, para o RevPar, todos os associados do Fohb que participaram da pesquisa anual concordaram em um cenário positivo.

As previsões para o fechamento de 2016 em comparação ao ano anterior, apontam uma estimativa de queda de -2,7% na taxa de ocupação e -0,7% no RevPar. O único indicador positivo é a diária média, que deve ficar com aumento de 0,4%.

A pesquisa do Fohb também fez um comparativo do desempenho hoteleiro em 14 mercados brasileiros para o fechamento de 2016, comparado com os dados do ano de 2015. O estudo aponta para queda de ocupação em quase todas as cidades analisadas. No que diz respeito a diária média, os resultados são negativos para nove dos 14 mercados. Sobre o RevPar de 2016, 11 dos 14 mercados devem apresentar resultados negativos.

Serviço
fohb.com.br

* Imagem de capa: pixabay/geralt