Magda Nassar, presidente da Braztoa
(foto: Filip Calixto)

Organização com 88 associados espalhados pelo Brasil e corresponsável pela realização da WTM-LA  (Word Travel Market Latin America) – que acontece até amanhã (31), em São Paulo -, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) revelou que, durante o ano passado, o faturamento das operadoras de turismo vinculadas à entidade alcançou R$ 11,01 bilhões. Vale dizer que o contingente associado à Braztoa representa estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no País.

Os dados foram propagados durante o lançamento do Anuário Braztoa 2016, que acabou de ocorrer, dentro do evento latino-americano. Magda Nassar, presidente da entidade, ponderou que as operadoras citadas embarcaram cinco milhões de passageiros durante todo o ano.

Na paisagem construída pelo anuário, a principal ênfase é o turismo doméstico, responsável pela fatia de 60,17% na demanda de viagens concretizadas, representando R$ 6,43 bilhões do total faturado, num acréscimo de 6,41% sobre o ano anterior. Enquanto isso o emissor internacional recebeu 39,82% da demanda e faturou R$ 4,23 bilhões em 2015, indicativo 22% menor que o verificado em 2014. Para a associação, esse fator foi determinante para o resultado geral, apesar do bom desempenho no nacional. Em resumo, o número total de embarques teve recuo de 15% na comparação com a temporada anterior.

Elencando as razões para a performance, Magda se saiu com os argumentos, cada vez mais presentes, da alta do dólar e das incertezas econômicas brasileiras.

O anuário também mediu o detalhamento das vendas por região. No Brasil, o Nordeste aparece com mais de 67,5% do faturamento das viagens domésticas, seguido pelo Sudeste (14,3%), Sul (13,4%) e a dobradinha Norte/Centro-Oeste que, unidos, representam 4,8% do faturamento do segmento.

As operadoras Braztoa enviaram 1,14 milhões de passageiros para destinos internacionais em 2015. América do Norte (27,3%), América do Sul (24,49%) e Europa (23,39%) aparecem como mais procurados. Os mercados da América Central e Caribe, juntamente com o da Ásia, África e Oceania representam 24,4% da demanda.

Os valores médios dos pacotes praticados em 2015 para os mercados domésticos e emissivo internacional foram, respectivamente, R$ 1628,00 (aumento no ticket médio de 11,5%) e R$ 3715,00 (29% de aumento no ticket médio). 

Serviço
www.wtmlatinamerica.com
braztoa.com.br