IBC-Br - resultado maio_internaAinda instável, produção da indústria brasileira recuou 0,2% em maio

Apesar das seguidas quedas na expectativa de alta do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019, o BC (Banco Central) divulgou hoje (15) boas notícias relacionadas ao indicador. Segundo a instituição, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) voltou a crescer em maio, após quatro meses seguidos de contração. Com isso, diminuem um pouco os temores de que o país entraria em recessão no segundo trimestre.

Espécie de sinalizador para a performance do PIB, o IBC-Br avançou 0,54% em maio frente ao mês anterior. Como citado, trata-se da primeira alta do indicador em 2019, depois de o índice abrir o segundo trimestre com contração de 0,3%, em abril. Na comparação com maio de 2018, marcado pela greve dos caminhoneiros, o indicador apresentou elevação de 4,4%. Já no acumulado em 12 meses, houve crescimento de 1,31%.

Em maio, a produção da indústria brasileira recuou 0,2%, e continuou mostrando instabilidade. As vendas no varejo frustraram as expectativas e recuaram 0,1% sobre abril, mas o setor de serviços surpreendeu positivamente ao mostrar estabilidade. Sem conseguir engatar um ritmo mais forte, a economia brasileira ainda tem cerca de 13 milhões de desempregados, com números recordes de desalentados e subutilizados.

No final da semana passada, o governo cortou sua projeção para o crescimento da economia este ano a 0,81%, sobre 1,6% anteriormente. Também passou a ver elevação de 0,3% no segundo trimestre sobre o trimestre anterior, com ajuste sazonal.

PIB: opinião

O IBC-Br cresceu em maio contra abril, “compensando parte da perda de 1,6% acumulada nos quatro meses anteriores. O bom resultado corrobora a expectativa de leve crescimento do PIB no segundo trimestre do ano”, afirmou a Rosenberg Associados, em nota.

Para o Bradesco, em reportagem da Reuters, os indicadores de atividade econômica de maio sugerem crescimento de 0,2% do PIB no segundo trimestre, .

(*) Crédito da capa: Joel santana Joelfotos/Pixabay

(**) Crédito da foto: 127071/Pixabay