Já sabemos que a gastronomia é o verdadeiro desafio para a sustentabilidade hoteleira. A novidade, contudo, é que é possível utilizar tecnologia de ponta e IA (inteligência artificial) para auxiliar nessa luta. Conforme divulgado hoje (07) pelo Hotel News Resources, o Grupo Iberostar está instalando o sistema Winnow em mais de 100 hotéis de seu portfólio. A expectativa da empresa é que essa iniciativa evite o desperdício de 5 milhões de refeições e deixe de emitir quase 8 mil toneladas de CO2 por ano.
A notícia chega em linha com as metas do grupo hoteleiro de neutralizar emissões até 2030, anunciadas em 2020, e com o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos das ONU (Organização das Nações Unidas), celebrado no dia 29 de setembro. Já no primeiro ano de implementação do sistema Winnow, a rede pretende reduzir em 50% o desperdício alimentar, com o objetivo de enviar zero resíduos para aterro até 2025.
Para a vice-presidente e CEO do Grupo Iberostar, Sabina Fluxá, a redução do desperdício alimentar é fundamental para cumprir as metas estabelecidas para 2023. ”O valor dos alimentos não pode ser subestimado e, na Iberostar, queremos garantir que não sejam desperdiçados”, alega a executiva. “Além de treinar nossos funcionários para lidar com o desperdício de alimentos, implementamos este sistema inovador para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos sem afetar a experiência do hóspede”, explica.
Segundo a empresa, 60% dos resíduos da rede são alimentos, o que faz a redução do desperdício parte integrante do alcance desse objetivo. O compromisso também está alinhado com o ODS 12,3 da ONU, que visa a diminuição do desperdício global de alimentos per capita até 2030. Considerando que responde por até 10% das emissões mundiais de gases estufa, o combate ao desperdício é essencial para mitigar as mudanças climáticas.
“A sustentabilidade é uma prioridade para a Iberostar e estamos entusiasmados em apoiá-los no combate ao desperdício de alimentos. Ao entender, relatar e gerenciar os custos reais do problema, tanto o resultado final quanto o meio ambiente se beneficiam”, comenta Marc Zornes, CEO e cofundador da Winnow.
Vale destacar que não é apenas o meio ambiente que se beneficia dessas práticas, afinal a eficiência proposta pelas metas e garantida pela tecnologia, também impactam no resultado financeiro da empresa. A Iberostar estima que, com o sistema Winnow, a operação dos hotéis está economizando entre 8% e 20% dos custos com alimentos.
Como funciona?
A ideia por trás do sistema Winnow é o monitoramento completo do desperdício dos alimentos. A equipe da cozinha, treinada para utilizar a tecnologia, ao descartar um alimento, o identifica com um tablet e o coloca em uma balança. Esta envia ao chef informações sobre o custo, peso e a quantidade de itens descartados.
Ao longo do tempo, o sistema segue registrando e analisando diariamente os dados. Com a elaboração de relatórios diários, semanais e mensais, as cozinhas do Iberostar recebem as informações necessárias para promover melhorias em seus processos produtivos, aumentando eficiência e reduzindo o impacto no meio ambiente.
“Os hotéis Iberostar que já utilizam nossa tecnologia de IA estão reduzindo o desperdício de alimentos em 35% ou mais”, relata Zornes. “Embora estejamos orgulhosos desta conquista, o reconhecimento pertence aos funcionários da rede que trabalham diariamente com nossas análises. Estamos ansiosos para atuar com eles e seus colegas em todo o mundo no futuro, à medida que dimensionamos nosso impacto juntos”, pontua.
Na média, os estabelecimentos que usam a IA da Winnow reduzem o desperdício de alimentos pela metade de 12 a 24 meses. Desde 2021, a tecnologia foi instalada em cinco hotéis Iberostar, economizando 618 mil refeições e 1 mil toneladas de CO2 por ano. Após programas piloto bem-sucedidos na Europa, Caribe e América Latina, a Iberostar agora está lançando a tecnologia globalmente em todos os empreendimentos desde setembro.
“Estamos convencidos de que o uso de tecnologia de ponta, treinamento e a inovação dedicada à remoção do desperdício de alimentos nos ajudará a reduzir os impactos climáticos, alcançar nossos objetivos e contribuir para objetivos globais mais amplos que beneficiem o planeta”, finaliza Sabina.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar

















