Integrante do portfólio da Accor e posicionada como a principal bandeira econômica da gigante francesa, a ibis celebrou 50 anos de atuação no setor hoteleiro. Em evento realizado hoje (10) no ibis São Paulo Faria Lima, na capital paulista, executivos da rede apresentaram novidades e iniciativas da marca.

Ao abrir o evento, Roberta Vernaglia, SVP de Marketing e E-commerce da Accor nas Américas, destacou a trajetória da ibis. “O primeiro hotel da marca foi inaugurado em 1974, em Bordeaux, na França, com uma proposta que se mantém até hoje: hotelaria econômica, com excelente custo-benefício. Em 1983, foi aberta a primeira unidade fora da França, e em 2012 lançamos a família ibis, agregando as linhas Budget e Styles ao portfólio da marca”, explicou.

Em 2014, a rede atingiu a marca de 1 mil hotéis e, atualmente, conta com 2,6 mil empreendimentos distribuídos em mais de 70 países. “Sabemos executar com excelência o básico e, ao longo do tempo, complementamos essa proposta com outros recursos, que se mostraram essenciais para o setor de hotelaria econômica. Essa tem sido nossa grande fortaleza nesses 50 anos”, acrescentou a executiva.

Ibis - Roberta_Vernaglia

Executiva detalhou atuação da marca no Brasil

Ela ressaltou que a marca mantém boa presença tanto em cidades de grande porte quanto em localidades menores. “Atualmente, oferecemos ambientes vibrantes, que elevam a experiência e encantam os hóspedes. Somos a maior marca de hotéis econômicos do mundo. No Brasil, é a mais citada espontaneamente pelos clientes, o que contribui para o nosso sucesso e para o desenvolvimento de estratégias. Trata-se de uma percepção extremamente positiva”, afirmou.

Iniciativas e desenvolvimento

Em outubro deste ano, a marca lançou a campanha “Go Get It!” (Vai Nessa, no Brasil), com o objetivo de reforçar o conceito de experiência positiva. “Essa campanha está presente em todos os meios digitais, com diversos criadores de conteúdo nas principais plataformas. O foco é aumentar a atratividade e o reconhecimento das marcas ibis entre as gerações mais jovens”, explicou Roberta.

Para 2025, a executiva afirmou que a tendência é intensificar a presença nas redes sociais, especialmente no TikTok. “Mais de 60% dos viajantes baseiam suas decisões de compra em conteúdos vistos no TikTok, por isso estaremos cada vez mais presentes nesse ambiente, visando atrair esse público. Além disso, o gig tripping (viagens para festivais e eventos) é outra grande tendência entre as novas gerações, o que nos oferece insights valiosos para o desenvolvimento de novas estratégias”, detalhou.

Quanto à expansão das marcas ibis, Rômulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias nas divisões Premium, Midscale & Economy da Accor no Brasil, comentou sobre a presença da bandeira no país. Atualmente, o Brasil conta com 235 unidades. “Essa conexão que a ibis estabeleceu com o Brasil é muito positiva, com hotéis em 25 estados e no Distrito Federal”, disse.

Entre as aberturas realizadas este ano, estão hotéis em Serra Talhada (PE), Lavras (MG), Goiânia e Barretos (SP). “Até o final do ano, teremos mais duas inaugurações da linha ibis Styles, em Maragogi (AL) e Foz do Iguaçu (PR), além de uma unidade em Tangará da Serra (MT) e um hotel Budget em Guarulhos (SP)”, completou o executivo.

Em 2023, a marca assinou 11 novos contratos, consolidando a retomada dos projetos greenfield. “Por diversos fatores, estávamos focados mais em conversões, mas as construções de novos empreendimentos têm ganhado impulso, com unidades previstas para Camaçari (BA), Sobral (CE), Santarém (PE), Uberaba (MG), entre outros destinos”, destacou Silva.

Mudança de estratégia

Lara Teixeira, SVP de Design e Serviços Técnicos para a divisão Premium, Midscale & Economy da Accor nas Américas, falou sobre a evolução da marca nos últimos 20 anos. “Houve muitas mudanças, mas sem perder a essência da hotelaria econômica, mantendo um alto nível de experiência. Estudamos cada detalhe dos projetos para acompanhar as transformações do mercado”, comentou.

“Estamos sempre atentos às principais necessidades dos clientes e buscamos atendê-las com novos projetos. Com isso, lançamos o conceito ibis Square, dentro da filosofia de qualidade, simplicidade, eficiência e inovação já conhecida da marca, mas com novos elementos, que manterão os produtos atualizados”, acrescentou.

Ela explicou que o objetivo é sempre trazer novidades para o cliente. “Hoje, os hóspedes buscam mais do que apenas um local para dormir. Eles querem um hotel que ofereça experiências inovadoras e que esteja alinhado com práticas sustentáveis e a agenda ESG de forma geral”, enfatizou Lara durante o evento.

No encontro, Lara apresentou mais detalhes sobre o ibis Styles Maragogi, o primeiro hotel “pé na areia” da marca no Brasil, com 160 apartamentos, piscina, bar e outros espaços. “Queremos trazer o tema praia para dentro do hotel, criando uma sintonia com o destino. Além disso, estamos investindo em mobiliários funcionais, otimizando o investimento e resultando em uma proposta simples, porém muito funcional”, explicou.

Já a unidade da linha Budget em Guarulhos terá 270 apartamentos, incluindo quartos que acomodam até seis pessoas, bar e restaurante 24 horas, lockers, telão com status de voos, área comercial e garagem com 200 vagas. “Por estar próxima ao aeroporto, optamos por manter os espaços gastronômicos abertos 24 horas, pensando nos passageiros que desembarcam durante a madrugada”, completou Lara.

Sustentabilidade

Na área de ESG (Environmental, Social and Governance), 36 hotéis das marcas ibis nas Américas possuem certificação de sustentabilidade, incluindo o ibis Styles Faria Lima.

“Estamos priorizando o uso de materiais reutilizáveis em nossas operações e eliminando plásticos de uso único, com o intuito de reduzir os impactos ambientais. Além disso, investimos em fontes renováveis de energia e na redução das emissões de carbono, entre outras ações para tornar nossos hotéis mais sustentáveis”, concluiu a executiva.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News