ICH- onu mulheresDeyzi Weber, gerente de RH da ICH

Em voga nos últimos tempos, o debate sobre equidade de gênero vem ganhando força. O tema chegou, inclusive, a ser debatido em recente live do Hotelier News e pela Accor,  que é a nova signatária da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Compreendendo ainda os gargalos no setor, e a necessidade de mudanças para uma maior representatividade feminina, a ICH Administração de Hotéis assumiu um novo compromisso. A rede acaba de se tornar a primeira empresa no segmento hoteleiro dos WEPs. Uma iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global, que promove os Princípios de Empoderamento das Mulheres no Brasil e no mundo.

Há algum tempo a marca já vem promovendo uma série de ações internas e externas em prol da diversidade dentro da empresa. Detentora das marcas Intercity Hotels, Yoo2 e Hi, a marca agora dá mais um passo rumo à equidade de gênero.

Baseados em práticas empresariais bem-sucedidas, os WEPs orientam as corporações para a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho. Assinando os WEPs, a ICH assume o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres. Além de integrar uma rede global das Nações Unidas. Somente no Brasil, a rede já conta com cerca de 180 empresas signatárias.

“Para que o empoderamento realmente ocorra é preciso que a empresa seja persistente, pois as ações adotadas levam tempo para gerar resultados expressivos. A ICH está comprometida não somente em adotar estratégias na prática para este fomento, como já engajou todo o seu board diretor para se certificar que estas cheguem nas pontas e que sejamos uma rede que vai fazer a diferença”, diz Alexandre Gehlen, CEO do grupo. 

ICH: ações

Em busca de uma empresa mais igualitária, desde 2019 o setor de RH (Recursos Humanos), em parceria com os gerentes gerais dos hotéis da ICH têm promovido ações para ampliar o tema com o time interno. As ações promovidas englobam estratégias de contratação de diversidade, palestras e treinamentos para abordar o empoderamento feminino, igualdade de gênero e diversidade junto aos colaboradores. A ICH tem como objetivo garantir novas possibilidades e consolidar práticas que sustentam essas iniciativas em toda a operação. Visando ainda combater a todo tipo de discriminação e violência contra a mulher, no dia a dia dos hotéis e no escritório corporativo.

A empresa também criou ações que estimulam a equidade de gênero, autoconhecimento e defesa das mulheres. Em exemplo é a ação conduzida por Danielli Nóbrega, gerente geral da unidade Intercity Led Águas Claras, de Brasília. Ela capitaneou a parceria firmada com a Startup Empodere-se – Plataforma de Autodefesa para Mulheres. Através de workshops, o projeto promove conversas, treinamentos e prepara as colaboradoras, para que percebam a importância do seu protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Os workshops percorreram hotéis da rede, de Norte a Sul do país e, ainda em 2020, entrará em uma segunda fase, envolvendo os homens neste processo de construção da igualdade e defesa da mulher.

Outro exemplo é o programa de diversidade "Acolher", que atua como um Comitê de Diversidade. Dentre as ações, fomenta o tema e cria protocolos de manejo para diferentes situações que possam ocorrer no ambiente de trabalho ou com hóspedes. “Esse preparo da equipe para a erradicação de todo tipo de discriminação e violência contra as mulheres é inédito no Brasil dentro do segmento hoteleiro. Vamos trabalhar firmemente nesse propósito e buscar o reconhecimento do nosso progresso com a ONU Mulheres”, explica Deyzi Weber, gerente de RH da ICH.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ICH