Em um cenário de retomada acelerada do turismo e de expansão das plataformas digitais, conveniência e lazer começam a se cruzar de forma inédita no Brasil. Nesse movimento, o iFood e a Decolar anunciam um passo estratégico que promete transformar hábitos cotidianos em experiências de viagem.
As duas empresas ampliaram sua parceria e lançaram um programa que permite aos usuários do aplicativo de delivery acumular pontos a cada pedido e trocá-los por viagens na Decolar. A categoria “Viagens” já está disponível para toda a base de clientes do iFood, que hoje soma 60 milhões de usuários. A ação marca a expansão nacional da iniciativa testada desde maio e integra o programa de fidelidade Passaporte da Decolar.
A proposta permite que qualquer compra feita no app — seja em restaurantes, mercados ou farmácias — gere pontos que podem ser usados em passagens, hospedagens e pacotes de turismo. Assinantes do Clube iFood terão vantagens adicionais, como 2,5 mil pontos de boas-vindas e até o dobro de pontuação por real gasto.
Resultados da fase de testes
Durante o período experimental, a parceria mostrou resultados expressivos. Em outubro, a sinergia entre as marcas respondeu por 4% da receita da Decolar no segmento de consumo. No total, 370 mil consumidores participaram dos testes, e cerca de 30% das transações vieram da integração entre as plataformas.
Segundo as empresas, cerca de 50% dos usuários que chegaram à Decolar pelo iFood eram clientes novos ou reativados, com taxa de conversão mais que o dobro da média de outros canais. Além disso, o número de instalações do app da Decolar entre usuários impactados pela ação foi duas vezes superior ao de visitantes vindos de outras origens. Desde o início dos testes, as vendas pelo canal iFood crescem, em média, 20% por semana.
Transformando pedidos em viagens
A parceria reforça o objetivo de ambas as companhias de ampliar o ecossistema digital e fidelizar consumidores. De acordo com o iFood, a integração com a Decolar é um passo importante na consolidação da plataforma como um hub completo de conveniência, que vai além da alimentação.
Para os usuários, o funcionamento é simples: basta acessar a aba “Destaques do iFood”, selecionar “Viagens” e acompanhar a pontuação acumulada. Os pontos do Passaporte Decolar têm validade de três meses, e os benefícios são maiores para membros do Clube iFood, que também contam com descontos de até 25% em produtos e pacotes da Decolar.
A iniciativa marca também o primeiro grande projeto conjunto entre empresas do grupo Prosus na América Latina — holding que controla o iFood e tem participação na Decolar. A estratégia global busca aproximar companhias do portfólio para desenvolver soluções integradas e ampliar a proposta de valor aos consumidores.
“A expansão dessa parceria entre iFood e Decolar reflete a nossa visão de atuação em ecossistema dentro do grupo Prosus na região. A ideia é fortalecer a colaboração entre as companhias para impulsionar negócios e ampliar a proposta de valor para os consumidores brasileiros. Estamos falando de levar a conveniência a um novo patamar no país”, explica Henrique Iwamoto, chefe de Operações e Investimentos da Prosus na América Latina.
“A expansão da parceria com o iFood ressalta o propósito da Decolar de estar presente em todos os momentos da jornada do consumidor, oferecendo praticidade e uma experiência completa de viagem. Com essa integração, conseguimos alcançar novos perfis de clientes e tornar o acesso a viagens mais simples e conveniente”, diz Max Gonzalez, head de Desenvolvimento Corporativo do Grupo Decolar e responsável pela operação no Brasil,
O anúncio ocorre em um momento de reposicionamento estratégico do iFood, após a empresa ter sido obrigada a devolver recursos do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) por uso irregular. A nova frente de negócios, ao lado da Decolar, reforça a aposta da companhia em diversificar receitas e fortalecer sua imagem em um ambiente de maior rigor regulatório e competição crescente no setor digital.
(*) Crédito da foto: Divulgação
















