Que tal começar 2025 com uma nova especialização? O IFSP (Instituto Federal de São Paulo) está com inscrições abertas para sua primeira turma do curso de Especialização em Gestão de Serviços Turísticos. A pós-graduação latu sensu, que confere aos alunos o título de especialista, é pública e gratuita. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro no link.
O processo seletivo será feito mediante análise de currículo, além de uma prova escrita dissertativa e objetiva. As aulas começam no dia 31 de março, no campus São Paulo, na região central da capital paulista.
O IFSP, que há 25 anos oferece graduação na área, desenvolveu uma pós-graduação após uma pesquisa com 500 respondentes, realizada em 2023. “Os alunos sinalizaram suas aspirações profissionais e lacunas no aprofundamento da gestão no setor. Fizemos a concepção da estrutura curricular com a proposta de oferecer uma formação na gestão de serviços, com um olhar efetivo para a percepção do consumidor e da jornada do cliente”, explica a professora Rafaela Malerba, coordenadora do curso.
A pós-graduação da instituição tem foco na formação de gestores para atuar em diferentes frentes do mercado de turismo, como hotelaria e agenciamento de viagens, por exemplo. “Muitos profissionais, após sua graduação, acabam se especializando na gestão de setores mais tradicionais, como o varejo. Havia uma falta de conhecimento direcionado para o turismo. Então, queremos oferecer um aprimoramento e amadurecimento do segmento”, continua a coordenadora.

Disciplinas
O curso de Especialização em Gestão de Serviços Turísticos do IFSP terá como suas principais disciplinas:
- Administração de serviços
- Gestão de operações
- Gestão de qualidade de serviços turísticos
- Turismo como negócio
- Marketing de negócio aplicado ao turismo
- Design de experiências com foco na jornada do consumidor
- Comportamento organizacional em diversidade e inclusão
“Na conclusão do curso, o aluno precisa apresentar um estudo aplicado no seu ramo de interesse. Estamos há 25 anos formando gestores para o turismo, hotelaria, agências, entre outros segmentos. Vale destacar que os candidatos podem ter formação em qualquer área”, salienta Rafaela.
O curso é presencial, duas vezes por semana, com duração de um ano e meio (370 horas), com um total de 30 vagas abertas para a primeira turma. “Fizemos uma pesquisa de mercado e uma das motivações para a realização de uma pós-graduação é estabelecer redes de contato. Logo, acreditamos que as aulas presenciais fortalecem esse vínculos e a troca de experiência é favorecida”, finaliza a coordenadora.
(*) Crédito da capa: Unsplash
(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal