O movimento de valorização do Centro Histórico de Salvador ganhou mais um capítulo ao final de 2025. A Fera Investimentos, detentora do Fera Palace Hotel, abriu as portas do Palacete Tira-Chapéu, adquirido em 2024, como um novo hub de gastronomia da Rua Chile. A inauguração do espaço foi um dos destaques do segundo dia da cobertura do Hotelier News no segundo dia da ILTM-LA.
Renata Da Matta, representante do Fera Palace Hotel, explicou que o Palácio do Tira-Chapéu vem se consolidando como polo de luxo, gastronomia e eventos corporativos na capital baiana.
O Palacete reúne restaurantes renomados, como o Preta Tirachapéu; Casaría; Pala 7; entre outros. “O Palacete veio para reafirmar o desenvolvimento que a Rua Chile vem passando. Nossos hóspedes estão gostando cada vez mais e se hospedam por mais tempo para poder viver a gastronomia de Salvador”, explicou a executiva.
Em relação a investimentos, o hotel realizou recentemente melhorias na academia e um retrofit no rooftop. Segundo Renata, o empreendimento passa por manutenções constantes devido às características históricas e artesanais da arquitetura do prédio. Apesar disso, não há previsão de uma nova grande reforma.
Demanda internacional
Hoje, aproximadamente 55% da demanda do hotel é composta por hóspedes internacionais. Ainda assim, a executiva ressaltou o crescimento do público nacional no empreendimento. “A gente quer que o brasileiro conheça a nossa história antes de desbravar outros lugares”, afirmou.
Na distribuição, o Fera Palace atua fortemente com operadoras e agências voltadas ao segmento de luxo. Segundo a entrevistada, o hotel trabalha com praticamente todos os principais canais especializados nesse perfil de viajante.
O desempenho durante o Carnaval também foi destacado. O hotel registrou ocupação de 97,8% no período, impulsionado principalmente pela localização estratégica próxima aos circuitos e atrações da cidade. A diária média chegou a cerca de R$ 5,5 mil durante a festa.
Para enfrentar os períodos de sazonalidade após a alta temporada, o hotel aposta na combinação entre turismo histórico e destinos de praia. A estratégia consiste em estimular o visitante a passar uma ou duas noites no Centro Histórico antes de seguir para regiões litorâneas da Bahia. Além disso, o segmento corporativo e de grupos ajuda a sustentar a ocupação em períodos de menor demanda turística.
(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News












