quinta-feira, 4/setembro
InícioNEGÓCIOSMiceInnovation Talks debate o futuro dos eventos na era da IA

Innovation Talks debate o futuro dos eventos na era da IA

Em 2024, a R1 iniciou um ciclo de eventos batizado de R1 Talks, com o objetivo de abordar diferentes temas colocando o segmento Mice no centro do debate. Este ano, a empresa liderada por Raffaele Cecere se uniu a Resorts Brasil para a primeira edição do Innovation Talks. O encontro, realizado hoje (26), no Palácio Tangará, em São Paulo, abordou assuntos como inovação, IA (Inteligência Artificial) e tendências para o mercado do futuro.

“Iniciamos os eventos em 2024 visando nos aproximar dos nossos clientes. Então, pensamos em juntar essas forças com a Resorts Brasil”, começou Cecere. “Evento e conexão. Não vamos atingir 50 mil pessoas, mas o que temos aqui é muito rico e fazemos questão de trazer esse formato olho no olho”, continua o CEO da R1.

Ana Maria Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil, destacou os pilares que baseiam as atuações da entidade. “Uma vez definido um tema relevante, engajamos as partes interessadas para chegar a uma conversa no governo, com políticas públicas desenvolvidas para o setor”, comenta a executiva.

Com o intuito de olhar para temas relevantes, como inovação, os comitês de associados buscam fomentar a reflexão no setor e buscar as transformações necessárias para a evolução do segmento. “Estamos aqui não apenas para discutir o futuro dos eventos, mas também para cocriar iniciativas relevantes”, finaliza Ana.

Gil Giardelli
Giardelli destacou tendências em IA

Tendências e oportunidades

Iniciando oficialmente a programação do Innovation Talks, Gil Giardelli, fundador da 5 ERA, empresa dedicada a experiências imersivas e IA, trouxe um grande apanhado das evoluções tecnológicas que devem moldar o futuro da sociedade e, consequentemente, os eventos.

“A IA generativa vem para desenvolver e resolver problemas complexos. E isso vai depender do repertório cultural”, pontuou o executivo. “De um lado, temos uma tecnologia que pode produzir mais planejamento de eventos. Do outro, temos burnout e ansiedade. Precisamos escolher em qual área ficaremos”, acrescentou.

Segundo Giardelli, a evolução da tecnologia nos permitirá viver mais tempo com mais qualidade de vida. “Viver entre 120 e 150 anos será comum. A senilidade será curável”, projetou o empresário, que destacou que a IA deve reduzir custos em 50% e elevar a velocidade das empresas em três vezes. Esta será a maior janela de prosperidade da nossa geração no pós-Segunda Guerra”.

Ponto de atenção no setor de eventos e turismo, a mão de obra foi outro tema debatido pelo executivo. “Trabalhos repetitivos serão trocados por máquinas. O pensar poético impacta vendas e eventos”.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News