quinta-feira, 11/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoInsper e HotelInvest unem forças em curso sobre investimentos hoteleiros

Insper e HotelInvest unem forças em curso sobre investimentos hoteleiros

O desenvolvimento de novos projetos hoteleiros vive um momento desafiador. Com os altos custos de construção de hotéis greenfield, resultado de taxas de juros elevadas, grande parte dos investidores vem optando por conversões, reformas e aquisições de propriedades já consolidadas. Outro ponto é a falta de conhecimento do mercado e a devida análise de viabilidade econômica, o que gera prejuízos e baixa rentabilidade dos negócios. Para reverter esse cenário, o Insper e a HotelInvest apostam na capacitação de profissionais da indústria, visando tomadas de decisão consistentes e embasadas. As inscrições estão abertas no link.

O curso Investimentos no Mercado Hoteleiro busca levar conhecimento técnico e abrangente sobre a indústria, considerando aspectos econômicos para análise de viabilidade de novos projetos. As aulas têm como objetivo evitar a destruição de valor dos empreendimentos, além de promover o desenvolvimento sustentável do setor.

De acordo com o estudo Panorama da Hotelaria Brasileira, desenvolvido pela HotelInvest, o mercado brasileiro conta com R$ 10,6 bilhões direcionados a novos projetos hoteleiros até 2029. Ao todo, são 152 hotéis previstos, alta de 8% em relação ao levantamento de 2024.

“Tenho visto de perto o impacto do curso Investimentos no Mercado Hoteleiro na carreira dos alunos. Ele foi desenhado para que o profissional enxergue a hotelaria como um negócio de ponta a ponta: da concepção do projeto, modelagem financeira e valuation, à estruturação de capital, operação, mitigação de riscos e saída do investimento. Por meio de casos reais, ferramentas práticas e debates com professores e executivos do mercado, o aluno conecta estratégia, operação e finanças para gerar valor de verdade”, pontua Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest e um dos professores do curso do Insper.

“O profissional ainda amplia seu networking com profissionais da área financeira, de operadoras e incorporadores, abre portas para novas oportunidades, acelera promoções e transições de carreira e se capacita para atuar em empreendimentos mais complexos. Ao final, o aluno sai com repertório, linguagem e confiança para tomar decisões melhores, liderar projetos e capturar oportunidades no ciclo completo do negócio”, acrescenta.

Cristiano Vasques - Panorama da Hotelaria Brasileira
Vasques é um dos docentes do curso

Conteúdos

O programa oferece uma visão completa sobre a estruturação e gestão de negócios hoteleiros, abordando desde a análise de mercado até os aspectos jurídicos e financeiros do empreendimento. Os alunos aprenderão práticas de gestão para maximizar o valor do ativo, equilibrando experiência do hóspede, custos operacionais, contratos e CapEx.

O curso também apresenta os principais instrumentos de dívida e alavancagem disponíveis no mercado imobiliário brasileiro, além das características de veículos financeiros, teses de investimento e como a gestão ativa da carteira pode gerar valor para investidores. Tudo isso com a metodologia de aprendizado ativo do Insper, que coloca o aluno como protagonista em aulas dinâmicas, apoiadas por infraestrutura de excelência.

A capacitação do Insper se destina a profissionais da indústria hoteleira que buscam aprofundar seus conhecimentos na área de desenvolvimento e investimento em hotéis. O público-alvo inclui:

  • Profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento de hotéis, responsáveis por identificar e avaliar novos projetos hoteleiros;
  • Gestores que precisam compreender o hotel como um investimento, não apenas como um serviço para os hóspedes;
  • Incorporadores que estruturam negócios hoteleiros para alavancar empreendimentos imobiliários;
  • Investidores que desejam aportar recursos no setor hoteleiro de forma estratégica e lucrativa.

Para se inscrever, os interessados deverão possuir formação superior completa. É recomendável experiência no setor hoteleiro e compreensão de língua inglesa para acompanhamento de material de referência.

O time de docentes é composto por executivos da HotelInvest, profissionais com ampla experiência no setor hoteleiro:

  • Diogo Canteras
  • Cristiano Vasques
  • Thais Perfeito
  • Marta Amaral

Visão do aluno

CFO (Chief Financial Officer) da Bourbon Hospitalidade, Edilson Rodrigues foi aluno da primeira turma do curso Investimentos no Mercado Hoteleiro. Segundo o executivo, a capacitação é uma ótima oportunidade para quem deseja se atualizar ou entender com mais profundidade sobre a estruturação de projetos do setor.

“O programa oferece um entendimento sólido dos fundamentos do empreendimento hoteleiro, com foco na viabilidade econômica, na estruturação de projetos e na gestão de investimentos. Tenho recomendado aos nossos profissionais de Controladoria, Novos Negócios e de Investimentos que participem do curso”, conta o CFO.

Rodrigues salienta que a indústria pode se fortalecer com uma maior oferta de cursos que agreguem valor e possibilitem o investimento e a gestão dos ativos de forma mais assertiva. “O conhecimento ajudará a reduzir o número de projetos mal estruturados e a melhorar a relação entre administradores e investidores. O curso trouxe informações aplicáveis à concepção, à estruturação e à gestão de empreendimentos de forma economicamente viável, contribuindo para reduzir riscos e a destruição de valor no setor”, explica.

O CFO também recomenda o curso a profissionais das administradoras e hoteleiros independentes que queiram entender e estruturar adequadamente os seus projetos. “A Hotelinvest é referência em estudos de viabilidade no segmento hoteleiro. Diogo Canteras, Cristiano Vasques, Thais Perfeito e Marta Amaral são profissionais e professores altamente qualificados”, finaliza.

Informações gerais do curso

Data: 06 a 08 de outubro de 2025
Calendário: segunda e terça-feira, das 9h às 18h e quarta-feira, das 9h às 13h
Encerramento das matrículas: 06/10/2025
Inscreva-se já: link de inscrição

(*) Crédito das fotos: Divulgação