A oferta de capacitações focada em ações de impacto social e ambiental ganha força na indústria de viagens. O Instituto Vivejar, por exemplo, acaba de lançar o curso online Gestão Responsável do Turismo, após ter realizado um módulo inicial gratuito. As inscrições para o próximo, que começa na quarta-feira (23), estão abertas e independem da participação anterior.

O Instituto Vivejar é uma organização sem fins lucrativos que visa integrar atores do setor turístico para promover desenvolvimento sustentável. “Nosso objetivo é compartilhar nossa experiência e a troca com outros profissionais, possibilitando que o maior número de pessoas possa ter acesso ao que propõe o turismo responsável”, explica Marianne Costa, uma das coordenadoras do curso.

“Muito se fala de desenvolvimento sustentável no turismo, mas poucos profissionais conseguem transformar os conceitos de sustentabilidade em plano de ação para impacto e mudança de fato”, acrescenta Gustavo Pinto, também coordenador.

As aulas serão realizadas às quartas-feiras, de 18h30 às 20h, mas ficam gravadas para quem não puder assistir ao vivo. Além do conteúdo em si, o curso terá mentorias coletivas para que cada participante possa trocar ideias sobre seus projetos e, eventualmente, colaborar com outros.

Instituto Vivejar: conteúdo

O módulo inicial trouxe um panorama do que é o turismo responsável e iniciativas de impacto social e ambiental. Os próximos abordarão os seguintes temas: Destino Turístico Responsável; Empreendimento Turístico Responsável; e Marketing Turístico Responsável. As aulas também serão aprofundadas com materiais de apoio e terão participações de especialistas nacionais e internacionais.

Para a aula inaugural o próximo módulo, por exemplo, está confirmada a participação do professor Harold Goodwin. Pioneiro nos estudos ligados a turismo responsável, ele é diretor do programa destinado ao tema na WTM London. Por fim, no último módulo, alunos poderão fazer o pitch de vendas de seus projetos para possíveis parceiros e investidores.

Programação completa e inscrições estão disponíveis no https://bit.ly/3hLzrKH. Mais informações podem ser obtidas no [email protected] ou no telefone (11) 983283034.

(*) Crédito da foto: VoyZan/Pixabay