Pelourinho, um dos cartões postais de Salvador
(foto: divulgação/Setur-BA/Fernando Dallacqua)

Nos últimos dois anos, o desejo de viajar para destinos turísticos do próprio Estado vem aumentando significativamente entre os soteropolitanos. De acordo com o boletim de intenção de viagem do MTur (Ministério do Turismo), em agosto deste ano o índice atingiu 51,8%, um recorde em comparação com o valor registrado para o mês nos últimos cinco anos.

O estudo também revelou que 21,8% dos moradores de Salvador que pretendem viajar devem usar o automóvel como meio de transporte. Este valor representa um crescimento de 42,4% em relação ao mês de agosto do ano passado. O boletim mostra ainda que a maioria (57,1%) dos potenciais turistas soteropolitanos pretende hospedar-se em hotéis e pousadas. Em comparação com o mês de agosto de 2014, houve um crescimento de 40,6%.

No âmbito nacional, o estudo revelou que o desejo de experimentar destinos nacionais é o mais alto dos últimos cinco anos para o mês de agosto, tendo atingido o percentual de 78% entre os potenciais viajantes brasileiros.

Outro destaque da pesquisa MTur foi o aumento de 59,8% na intenção de viajar para o Sudeste em comparação ao ano passado, sendo que 30,7% dos viajantes pretendem conhecer esta região do País. Este é o maior índice para a região nos últimos cinco anos. O Nordeste, no entanto, ainda é a região mais desejada, com 44,9% das preferências.

Serviço
www.turismo.gov.br