João Doria - ampliação quarentenaSegundo Doria, contágio da doença já chegou a 100 cidades paulistas

Em coletiva encerrada agora há pouco, no Palácio dos Bandeirantes, João Doria anunciou a prorrogação da quarentena por mais 15 dias no estado de São Paulo. A decisão foi tomada após reunião com médicos do Centro de Contingência do coronavírus. Segundo eles, o contágio já chegou a 100 cidades paulistas. Mais ainda, segundo o governador de São Paulo, prolongar o confinamento pode evitar mais de 160 mil mortes no estado.

“A prorrogação da quarentena será feita por mais 15 dias, do dia 8 até o dia 22 de abril, em todo o estado e pelas razões que foram largamente expostas por cientistas, médicos e especialistas. Prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida”, afirma Doria.

João Dória e aumento de casos em SP 

De 17 de março e 5 de abril, o número de mortes pela Covid-19 já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrado ao longo de 2019 (297). As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1500% de 3 a 20 de março, passando de 33 para 524. As mortes subiram 180% em uma semana.

A recomendação do governo do estado é que as pessoas fiquem em casa. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena. “Nenhuma aglomeração será admitida, em nenhuma cidade de São Paulo”, afirma o governador. 

“As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado na defesa de suas vidas e de seus familiares”, finaliza Doria.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Governo de São Paulo